CineBH 2024 :: Anunciada a programação da 18ª edição com 110 filmes de 15 países

Publicado por
Marcelo Müller

O CineBH 2024 está prestes a começar e a programação será intensa. O evento que acontece de 24 a 29 deste mês na cidade de Belo Horizonte vai contar com 110 filmes de 15 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, França, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai) e 13 estados brasileiros (AL, AM, BA, ES, GO, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ e SP), em 75 sessões. Todas com entrada franca.

A programação do CineBH 2024 será distribuída em 10 mostras temáticas: Continente, Território, Homenagem, Diálogos Históricos, A Cidade em Movimento, Vertentes, Praça, Curtas-metragens, CineMundi, Mostrinha, Cine-Escola e IC Play. Para completar o cardápio de ofertas, parte da programação estará on-line para todo o Brasil no www.cinebh.com.br.

CineBH 2024 – “O Dia que Te Conheci”, um dos destaques brasileiros

LEIA MAIS
CineBH 2024 :: Anna Muylaert será homenageada na 18ª edição do evento mineiro
Festival de Toronto 2024 :: Filme baseado em obra de Stephen King vence prêmio principal
Dahomey :: Vencedor do Festival de Berlim 2024 será lançado no Brasil

CINEBH 2024: AS SEDES

O CineBH 2024 acontecerá em 10 espaços da capital mineira: Cine Theatro Brasil (Grande Teatro e Teatro de Câmara), Fundação Clóvis Salgado (Cine Humberto Mauro, Sala João Ceschiatti, Sala Juvenal Dias, Jardim Interno e Jardim do Parque), salas de cinema do Centro Cultural Minas Tênis Clube, Una Cine Belas Artes, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Cine Cardume Rodoviária, Praça da Liberdade e Casa da Mostra

E o Papo de Cinema estará in loco conferindo tudo sobre a 18ª edição do CineBH. Nosso editor Marcelo Müller já está arrumando as malas – e, claro, deixando um espacinho vazio para trazer pão de queijo e torresmo na volta-, a fim de conferir esse grande evento internacional. Então, fiquem ligados diariamente no Papo de Cinema para saber tudo e mais um pouco sobre o 18º CineBH.

CINEBH 2024: OS DESTAQUES

Entre os destaques do CineBH 2024 estão filmes exibidos em outros festivais brasileiros, tais como O Dia que Te Conheci (2023), Barba Ensopada de Sangue (2024), O Clube das Mulheres de Negócios (2024), Pasárgada (2024) e Oeste Outra Vez (2024), este o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2024. Mas também há uma seleção especial de inéditos. Entre eles se destacam:

Mostra Continente
Nada, de Adriano Guimarães (Brasil)
Maestra, de Bruna Piantino (Brasil)
Maldita Eva, de Pablo Spatola (Argentina)
Pibas Superpoderosas, de Leonora Kievsky (Argentina)
Altamar, de Ernesto Jara Vargas (Costa Rica)

Mostra Território
Mala Reputación, de Marta Garcia, Sol Infante Zamudio (Uruguai/Argentina)
Carropasajero, de Juan Pablo Polanco Carranza, Cesar Alejandro Jaimes Léo (Colômbia)
Sariri, de Laura Donoso (Chile)
Posesión Suprema, de Lucas Silva (Colômbia)
Ausente, de Ana Carolina Soares (Brasil)
Las Almas, de Laura Basombrío (Argentina)
Suraras, de Barbara Marcel (Brasil/Alemanha)

CineBH 2024 – Pibas Superpoderosas

CINEBH: A HOMENAGEDA

A grande homenageada dessa 18ª edição do CineBH será a cineasta paulista Anna Muylaert. Ao logo da mostra será exibida, presencialmente e on-line, uma seleção especial com alguns de seus principais filmes. Inclusive, o mais recente, O Clube das Mulheres de Negócios (2024), será projetado na noite de abertura do CineBH 2024.

No CineBH 2024 serão projetados presencialmente quatro de seus longas-metragens: Durval Discos, que terá sessão a céu aberto, na Praça da Liberdade. Que Horas Ela Volta?Mãe Só Há Uma e Alvorada serão exibidos em salas espalhadas por Belo Horizonte. Na versão on-line da mostra estarão em exibição curtas e alguns longas-metragens dirigidos por Anna Muylaert (os títulos ainda serão divulgados)

Para conferir a programação completa do CineBH 2024 basta clicar aqui.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.