CineBH 2024 :: Anna Muylaert é ovacionada em noite de abertura

Publicado por
Marcelo Müller

O CineBH 2024 começou em clima festivo. Enquanto todos esperavam o início dos protocolos inerentes a esse tipo de abertura, pipoca e manifestações artísticas rolavam soltas no foyer do Cine Theatro Brasil, lindo prédio que ocupa com cultura uma região importante de Belo Horizonte. Mais tarde, o público que lotou a plateia do espaço foi agraciado com a performance contagiante da Banda Seu Vizinho – aliás, os números musicais foram na medida: suscintos para não alongar o preâmbulo e com uma energia que contagiou todos os presentes.

Logo depois, o CineBH 2024 se rendeu à sua grande homenageada: Anna Muylaert, artista que ganhará uma mostra especial com seus filmes ao longo da programação. Ela subiu ao palco acompanhada do filho e ladeada por alguns dos curadores do CineBH. O crítico de cinema e curador Marcelo Miranda fez as honras e leu uma mensagem coletiva sobre a importância do cinema de Anna. Na sequência, foi a vez de a própria homenageada, visivelmente emocionada, falar a respeito desse momento de festejo.

Cine|BH 2024: a homenageada. Foto/ Leo Fontes

LEIA MAIS
– CineBH 2024 :: Anunciada a programação da 18ª edição com 110 filmes de 15 países
– CineBH 2024 :: Anna Muylaert será homenageada na 18ª edição do evento mineiro
– Cobertura :: 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2024)

CINEBH 2024: FALA, HOMENAGEADA!

“Gente, não é fácil. Não esperava nunca na vida receber uma homenagem, sério. Fui fazendo as coisas. Eu queria muito, muito, muito fazer cinema. Em quase todos os dias da minha vida agradeço ao acordar, pois essa é uma profissão muito difícil de ficar em pé. Faço cinema há quarenta anos. Hoje acordei quatro e meia da manhã apreensiva. Tem algo de educação de gênero, pois mulher não é aprende a ficar nesse lugar, no centro do palco. Estaria mais confortável ali no cantinho. Pode até parecer estranho para vocês, pois já fiz muitos filmes, mas não fico confortável nesse lugar (….)

(….)  para quem tem filha mulher: ensina que ela pode ser homenageada (…) por estranho que pareça para os homens, as mulheres reconhecem o que estou falando. Se estou há tanto tempo fazendo cinema é porque tive o apoio de muita gente (…) em volta da minha existência há um exército. Sou um constructo de toda uma sociedade da Retomada que produziu meu nome”, disse Anna Muylaert, sendo logo depois ovacionada.

Na sequência da abertura do CineBH 2024, foi a vez da homenageada apresentar o seu mais novo filme, a produção escolhida para abrir o evento: O Clube das Mulheres de Negócios (2024), um longa-metragem cáustico com uma interessante inversão de papeis sociais atrelados aos gêneros masculino e feminino, cuja crítica você pode ler na íntegra clicando aqui.

Para conferir a programação completa do CineBH 2024 basta clicar aqui.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | Letterboxd | Threads

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)