20250109 jeremy allen bruce white papo de cinema 800

Se há território relativamente seguro para engajamento de fãs, este é o das cinebiografias. Em 2024, por exemplo, foram vários os casos. Só no âmbito da música pop, dois ícones de seus gêneros chegaram às telonas brasileiras: Amy Winehouse, com Back to Black, e Bob Marley, com One Love. E uma que promete ser bastante badalada nos próximos meses será estrelada por Jeremy Allen White. Protagonista do seriado O Urso (2022-), o premiado ator encarnará ninguém menos do que The Boss! Pois é, está confirmado como a versão ficcional de Bruce Springsteen em Deliver Me from Nowhere, filme que promete explorar a criação do icônico álbum Nebraska, de 1982. 

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

O elenco também contará ainda com Jeremy Strong como Jon Landau, empresário e produtor de Springsteen, Paul Walter Hauser como Mike Batlan, engenheiro de som, e Stephen Graham como Douglas Springsteen, pai de Bruce. As filmagens estão ocorrendo em Nova Jersey, com a estreia prevista para o final de 2025. A direção é de Scott Cooper (Coração Louco, 2009).

Cinebiografia: Bruce Springsteen
Cinebiografia: Bruce Springsteen

Mas Jeremy e Bruce não estão sozinhos. Este mercado está em ebulição, repleto de cinebiografias que prometem revisitar as trajetórias de astros consagrados. Uma delas, aliás, já está batendo à porta. 

PRÓXIMAS CINEBIOGRAFIAS

BOB DYLAN

Uma das queridinhas do momento é Um Completo Desconhecido, que resgata a trajetória de Bob Dylan. Em cartaz nos EUA desde 20 de novembro de 2024, a obra, estrelada por Timothée Chalamet e dirigida por James Mangold, é uma forte aposta ao Oscar 2025, já tendo se destacado em premiações como National Board of Review, SAG Awards e Globo de Ouro. No Brasil, a previsão de estreia no circuito é para 27 de fevereiro de 2025.

Cinebiografia: Bob Dylan
Cinebiografia: Bob Dylan

ROBBIE WILLIAMS

Outro título prestes a chegar ao Brasil é Better Man: A História de Robbie Williams, em 06 de março! Nele, a trama abrange a rápida ascensão do astro britânico, uma queda dramática e um impressionante ressurgimento. No filme, aliás, Robbie é representado como um macaco. Segundo o diretor Michael Gracey, em nota à imprensa, depois de ouvir do próprio Williams que ele se sentia como um macaco nos palcos, “levar sua história para os cinemas com essa metáfora visual era crucial”.

MADONNA

Outros, porém, ainda estão em fases mais primárias. Após anos de impasse, a cinebiografia de Madonna ganhou corpo em 2022, quando a diva pop escolheu a protagonista do filme: Julia Garner. Com esse importante passo, os seguidores da amada cantora entendiam que conferir a aposta nas telonas seria questão de pouco tempo. No entanto, as coisas não saíram como esperado. Sobre a demora, Madonna resolveu desabafar sobre a situação e, ao mesmo tempo, situar os fãs sobre o atual estado de sua cinebiografia em novembro de 2024. Segundo ela, “produtores entendem que ela precisa reduzir o tamanho do projeto para algo menor, mais enxuto”, algo que Madonna rechaça. 

Cinebiografia: Madonna
Cinebiografia: Madonna

Vale lembrar que a cinebiografia, que ainda não possui título, será dirigida pela própria Madonna, e deverá se focar nos primeiros passos da artista, durante seus anos de formação. A estrela afirmou, em entrevista ao The Tonight Show, com Jimmy Fallon, em 2022, que decidiu comandar o filme, pois “um monte de gente tentou escrever filmes sobre mim, mas eles são sempre homens“. Ainda sem data de estreia prevista, o projeto será o terceiro com Madonna na direção, que já comandou o independente Sujos e Sábios (2008) e o drama W.E.: O Romance do Século (2011).

MICHAEL JACKSON

A cinebiografia de Michael Jackson, dirigida por Antoine Fuqua, terá seu foco nas fases mais significativas da vida do cantor. Estrelado por Jaafar Jackson, sobrinho do Rei do Pop, o filme explorará sua trajetória de ascensão, desafios e complexa relação com fama e seu pai, Joe (encarnado por Colman Domingo). Miles Teller, Kat Graham, Nia Long e Laura Harrier também estão no elenco. O lançamento está agendado para outubro de 2025. 

BRITNEY SPEARS

Com base em momentos críticos de sua vida, a cinebiografia de Britney terá Jon M. Chu (o mesmo de Wicked, 2024) como diretor responsável. Aliás, durante tapete vermelho do Globo de Ouro 2025, Chu falou sobre como quer que o filme seja motivo de orgulho para a artista e ainda acrescentou que quer fazer “justiça” à história dela. Ainda sem protagonista definida, Millie Bobby Brown, Emma Roberts e Sydney Sweeney estão sendo cotadas. 

FRED ASTAIRE

Outro projeto engatilhado é a cinebiografia de Fred Astaire, com Tom Holland. Quem irá dirigir o projeto sobre o popular bailarino/coreógrafo/ator indicado ao Oscar será Paul King, britânico indicado em seis oportunidades ao BAFTA, o Oscar do Reino Unido. Ele garantiu o seu espaço no cenário internacional ao realizar os bem-sucedidos longas As Aventuras de Paddington (2014) e Paddington 2 (2017) que, juntos, arrecadaram mais de US$ 509 milhões em bilheteria mundial. Vale lembrar que a produção ainda não possui título oficial e nem data de estreia prevista. 

Cinebiografias: Fred Astaire
Cinebiografias: Fred Astaire

NAT KING COLE

Colman Domingo foi escalado para interpretar o icônico cantor Nat King Cole em uma cinebiografia que está em produção. A expectativa em torno da atuação de Domingo cresce, visto seu talento consolidado em papéis de destaque recentes. O lançamento está previsto para 2026. 

BEATLES 

Sam Mendes aceitou o desafio de narrar a trajetória dos Beatles de maneira inovadora: em quatro longas-metragens, cada um focado em um dos integrantes da banda. A ordem de lançamento permanece em segredo, mas os filmes, produzidos pela Sony Pictures, prometem oferecer uma imersão profunda na história do quarteto. Paul McCartney, Ringo Starr, Sean Lennon e Olivia Harrison estão entusiasmados com o projeto e forneceram todos os direitos necessários.

LEIA MAIS
Aubrey Plaza :: Atriz se pronuncia pela 1ª vez após morte do marido, Jeff Baena
Jason Momoa é confirmado no novo Universo Estendido DC (mas não como Aquaman)
Batman :: Sequência com Robert Pattinson é novamente adiada. James Gunn explica o motivo

Gostou do conteúdo sobre as cinebiografias? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *