Em homenagem a cineasta Monica Schmiedt, o 5° Cineclube de Boteco irá exibir o premiado curta A Invenção da Infância (2000), dirigido por Liliana Sulzbach e produzido por Monica. O evento acontecerá nesta segunda-feira, a partir das 19h, no Boteco da Duque (Duque de Caxias, 715) em Porto Alegre. Coordenado pelo cineasta Luiz Alberto Cassol, o projeto tem o objetivo de debater e difundir a produção cinematográfica. A entrada é gratuita.
Monica Schmiedt faleceu no último dia 28 de março, em Porto Alegre, devido a um câncer. A diretora e produtora tinha 54 anos e foi uma das fundadoras da Casa de Cinema de Porto Alegre, ao lado de nomes como Jorge Furtado e Carlos Gerbase, além de ter produzido importantes obras da filmográfica gaúcha. No escopo nacional esteve por trás das produções de O Quatrilho (1995), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e Anahy de las Misiones (1997), premiado em 6 categorias no Festival de Brasília.
Além da homenagem, outros curtas gaúchos também estão no programa. A animação A Pequena Vendedora de Fósforos (2014), de Kyoko Yamashita; Canal de Compras (2014), de Jéssica Balbuena; De que Lado me Olhas (2015), de Carolina Azevedo e Elena Sassi; e Gosto (2014), de Patsy Cecato, serão exibidos no decorrer da noite, com a participação dos realizadores. Confira o vídeo:
(Fonte: Equipe Cineclube de Boteco)