Cinefantasy 2021 :: 12ª edição em formato híbrido começa em 9 de setembro

Publicado por
Bruno Carmelo

Boa notícia aos fãs de cinema fantástico e de horror: entre os dias 9 e 19 de setembro, o Cinefantasy apresenta a sua 12ª edição em formato híbrido e totalmente gratuito. Os espectadores de Fortaleza poderão assistir aos filmes no Cine São Luiz, respeitando as regras de distanciamento, enquanto os demais cinéfilos pelo Brasil têm acesso à programação pelas plataformas virtuais Innsaei.TV e Spcine Play.
Este ano, a seleção conta com 119 filmes de 34 países diferentes. Esta é a oportunidade de ver novas produções de países com tradição no cinema fantástico (França, Espanha, México), mas também de descobrir as obras de cinematografias raras nos cinemas brasileiros (Etiópia, Nicarágua, Panamá). O evento inova ao estabelecer um painel de curadoras exclusivamente feminino, a exemplo de Mônica Trigo, Flávia Guerra, Júlia Katharine e Graciela Guarani. A atriz e cineasta Helena Ignez será a homenageada da edição.
Entre os destaques, encontram-se o boliviano Anomalia (2019), de Sergio Vargas Paz, e o mexicano Rendez-Vous (2019), de Pablo Olmos Arrayales, dois dos maiores premiados do festival FANTLATAM, além do brasileiro Carro Rei (2021), de Renata Pinheiro, que venceu o último Festival de Gramado, e do inédito As Almas que Dançam no Escuro (2021), de Marcos DeBrito, conhecido por Condado Macabro (2015).

20210830 helena ignez papo de cinema 120020210830 helena ignez papo de cinema 1200
Helena Ignez

Em paralelo, o 12º Cinefantasy promove uma série de workshops (Afrofuturismo e Roteiro Cinematográfico de Curtas-Metragens, entre outros), debates (Assédio no Cinema: Vamos Discutir? e Mulheres no Cinema + Representatividade) e a exposição virtual Elas Estão Comigo, que analisa a influência das obras elaboradas por mulheres na produção de outras artistas femininas. Você descobre a programação completa no site oficial do Cinefantasy.
Segundo a diretora do evento, Mônica Trigo,
“o cinema fantástico é um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos e inéditos, exercícios de imaginação, mas que também apresenta pautas atuais e necessárias, por isso, iniciamos a produção do festival trazendo o tema espinhoso do Assédio no Cinema para o centro dos nossos debates”. O Papo de Cinema é parceiro do festival, e acompanhará a programação completa diariamente, publicando críticas, notícias e entrevistas. 

LEIA MAIS
FANTLATAM 2021 :: O brasileiro Morto Não Fala vence prêmio de melhor ator
Sete filmes brasileiros de fantasia concorrem ao prêmio FANTLATAM
Podcast 2020 #11 :: O cinema de terror brasileiro

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)