20210226 cinefantasy 2021 papo de cinema 800

A 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico divulgou a seleção 2021, incluindo 140 filmes de terror, ficção científica e fantasia escolhidos entre os mais de 780 títulos inscritos, pertencentes a 69 países diferentes. Os vencedores receberão o Troféu Mojica Marins, além do Prêmio FANTLATAM para obras brasileiras.

O evento ocorre entre os dias 16 e 29 de abril, com a integralidade das exibições por meio da plataforma online Belas Artes à la Carte. A sessão de abertura traz o filme inédito Horror Noire: A História Do Horror Negro (2019), de Xavier Burgin, que analisa a representação história de personagens negros nas histórias de horror desde a década de 1890 até hoje.

LEIA MAIS
Cinefantasy 2021 :: Abertas as inscrições para a 11ª edição do evento
Fantaspoa 2021 :: Divulgado o cartaz do evento e o calendário prévio de lives/palestras
Bones & All :: Timothée Chalamet estrelará terror dirigido por Luca Guadagnino

 

20210226 morgana papo de cinema 750 1
Morgana (2019), documentário australiano de Isabel Peppard e Josie Hess

 

Entre os destaques brasileiros se encontram Voltei! (2020), de Glenda Nicácio e Ary Rosa, Rodson ou (Onde o Sol Não Tem Dó) (2020), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra, e Rosa Tirana (2020), de Rogério Sagui, três destaques da última Mostra de Cinema de Tiradentes. A Senhora Que Morreu No Trailer (2020), de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira, e Como Vivem Os Bravos (2020), de Daniell Abrew, também integram a seleção.

Já os longas-metragens estrangeiros incluem o holandês Porcelana (2019), de Jenneke Boeijink, selecionado no último Festival de Roterdã, Post-Mortem (2020), de Péter Bergendy, vencedor do Festival de Trieste e selecionado em Sitges e Varsóvia, o documentário Morgana (2019), de Isabel Peppard e Josie Hess, exibido em Merlinka, e o colombiano A Vingança de Jairo (2019), vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Sitges.

Quanto aos curtas-metragens, eles se dividem em treze mostras, dedicadas à obra de cineastas mulheres, à cultura negra, à diversidade sexual e de gênero, à temática adolescente e aos títulos de animação, entre outros. A lista completa de filmes selecionados se encontra na página oficial do Cinefantasy.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *