O 12º Cinefantasy segue apresentando, até 19 de setembro, uma programação ampla que inclui 119 filmes de 34 países, dos mais diversos gêneros (terror, ficção científica, suspense, fantasia), entre longas e curtas-metragens. Embora a programação nacional esteja particularmente interessante, incluindo a estreia mundial de As Almas que Dançam no Escuro (2021), de Marcos DeBrito, e a exibição de Carro Rei (2021), vencedor do último Festival de Gramado dirigido por Renata Pinheiro, vale prestar atenção às produções internacionais mais premiadas.
Duas delas, em especial, foram recompensadas no FANTLATAM – prêmio dedicado ao melhor da produção de gênero latino-americana, onde o brasileiro Daniel Oliveira saiu com o troféu de melhor ator por Morto Não Fala (2018). O Cinefantasy exibe o boliviano Anomalia (2019), de Sergio Vargas Paz, vencedor do prêmio de melhor roteiro. A ficção científica apresenta um serviço onde as pessoas podem reviver mentalmente suas melhores lembranças, até o dia em que uma falha no sistema faz com que uma mulher se esqueça definitivamente de partes importantes da sua vida.
LEIA MAIS
Cinefantasy 2021 :: Helena Ignez é homenageada com oito filmes
Cobertura :: 12º Cinefantasy: Festival Internacional de Cinema Fantástico (2021)
“Quando decidimos fazer um festival feminino, sabíamos que haveria reações adversas”, dizem Mônica Trigo e Eduardo Santana
Já o mexicano Rendez-Vous (2019), de Pablo Olmos Arrayales, recebeu o prêmio de melhor filme, além do troféu de melhor atriz para Helena Puig. O suspense gira em torno do primeiro encontro entre um homem e uma mulher que se conheceram na Internet. No entanto, a descoberta de uma mentira proporciona uma noite sombria para Lili. O projeto se destaca por ser um raríssimo longa-metragem fantástico filmado em plano-sequência, ou seja, em tempo real e sem cortes.
Além destes, o britânico Covil (2021), de Adam Ethan Crow, venceu o prêmio do júri e o prêmio de direção de fotografia no European Cinematography Awards com a história de um especialista em desmascarar falsas possessões demoníacas; e a aventura alemã Jim Button e os 13 Selvagens (2020), de Dennis Gansel, foi indicada a quatro prêmios no German Film Awards. A popular saga infantil revela Jim Button e Lukas lutando contra uma gangue em busca de vingança após o assassinato do dragão Frau Mahlzahn.
A programação gratuita do 12º Cinefantasy se encontra nas plataformas online Innsaei.TV e Spcine Play, em paralelo às sessões presenciais no Cineteatro São Luiz em Fortaleza, Ceará.