Cinema brasileiro vence cinco prêmios no festival Cinélatino

Publicado por
Bruno Carmelo

Ao invés de cancelar a sua edição 2020 devido à pandemia de coronavírus, o 32º Cinélatino – Rencontres de Toulouse resolveu promover um festival digital, exibindo os filmes online ao júri para decidirem os vencedores do ano. Deste modo, o tradicional evento francês continua valorizando o cinema latino-americano na Europa a partir de uma ampla lista de selecionados.

O grande vencedor na categoria ficção foi o longa-metragem chileno-francês-alemão-espanhol Blanco em Blanco (2019), de Theo Court, sobre um fotógrafo que testemunha a violenta invasão dos brancos na Terra do Fogo. Entre os documentários, o prêmio principal foi entregue a Mapa de Sonhos Latino-Americanos (2019), coprodução entre Argentina, Cuba, México, Estados Unidos e Noruega, a respeito de uma série de retratos que o fotógrafo e cineasta Martín Weber efetuou décadas atrás. O diretor retorna às cidades de cada um dos fotografados para descobrir se os sonhos do passado se concretizaram. Leia a nossa crítica.

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O cinema brasileiro saiu com cinco recompensas. A principal delas foi o prêmio Signis do documentário a Sete Anos em Maio (2019), dirigido por Affonso Uchôa. O média-metragem já havia recebido inúmeros prêmios no Brasil. Além dele, o curta-metragem Receita de Caranguejo (2019), de Issis Valenzuela, recebeu uma menção especial do júri revelação; Karnawal (2020), de Juan Pablo Félix, venceu o prêmio Cinema em Construção; Memory House (2019), de João Paulo Miranda Maria, levou o prêmio Distribuidores e Exibidores Europeus; e Helen (2019), de André Meirelles Collazzo, venceu o troféu Rail d’Oc na categoria ficção.

Descubra todos os vencedores:

 

Competição de ficção

Grande Prêmio Coup de Coeur: Blanco en Blanco, de Theo Court
Menção especial: Las Mil y Una, de Clarisa Navas
Menção especial: Ya No Estoy Aqui, de Fernando Frías de la Parra
Prêmio FIPRESCI: Santuario, de Joshua Gil
Prêmio SFCC da Crítica de Toulouse: Santuario, de Joshua Gil
Prêmio CCAS: Algunas Bestias, de Jorge Riquelme Serrano
Prêmio Rail d’Oc: Helen, de André Meirelles Collazzo

Competição de documentários

Prêmio Rencontres de Toulouse: Mapa de Sonhos Latino-Americanos, de Martín Weber
Prêmio Signis: Sete Anos em Maio, de Affonso Uchôa

Competição de curtas-metragens

Prêmio Revelação: El Silencio del Rio, de Francesca Canepa
Menção especial: Receita de Caranguejo, de Issis Valenzuela
Prêmio Courtoujours: La Bruja del Fósforo Paseante, de Sofía Carrillo
Menção especial: Antílope, de Diego Murillo
Prêmio Signis: Mi Otro Hijo, de Gustavo Alonso
Menção especial: Mamapara, de Alberto Flores Vilca
Prêmio CCAS: Mi Otro Hijo, de Gustavo Alonso

Plataforma profissional

Prêmio Cinema em Construção: Karnawal, de Juan Pablo Félix
Prêmio Spécial Ciné: 50 O Dos Ballenas se Encuentran en la Playa, de Jorge Cuchi
Prêmio dos Distribuidores e Exibidores Europeus: Memory House, de João Paulo Miranda Maria, e El Otro Tom, de Rodrigo Plá

 

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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