Os cinéfilos, críticos e jornalistas que costumam acompanhar os festivais de cinema pelo Brasil já têm percebido a qualidade notável da produção vinda do Estado de Alagoas, em destaque nos últimos anos ao lado das fortes safras pernambucana e cearense.
Na última Mostra de Tiradentes, os alagoanos Cavalo (2019), de Rafhael Barbosa e Werner Sales, foi um dos grandes destaques entre os longas-metragens, ao lado dos curtas A Barca (2019), de Nilton Resende, Ilhas de Calor (2019), de Ulisses Arthur, e Trincheira (2019), de Paulo Silver. No Cine Ceará, o alagoano Émerson Maranhão foi premiado com o curta Aqueles Dois (2018).
LEIA MAIS
#Quarentena :: Kleber Mendonça Filho disponibiliza online seu primeiro longa-metragem
#Quarentena :: Cineasta Petrus Cariry disponibiliza dois longas online
#Quarentena :: Série de Cristiano Burlan sobre Paulo Freire é disponibilizada online
Aproveitando o período de quarentena e isolamento social (lembre-se: se puder, fique em casa!), uma boa dica para conhecer melhor a produção do Estado se encontra na impressionante coleção de 261 filmes reunidos no site Alagoar. O portal reúne especialmente curtas-metragens, com destaque para documentários produzidos nos últimos cinco anos, sinal do crescimento significativo da produção local. (Em destaque, no alto da página, o curta-metragem A Lenda da Pedra, 2013).
Além de documentários, projetos experimentais, de animação e de videoarte, a coleção conta com ficções que vão do drama à comédia, passando por filmes de gênero como o terror. Você acessa todo o acervo no site oficial do Alagoar.