20210518 women in animation papo de cinema 800

Não há dúvida de que Hollywood continua sendo uma indústria machista, apesar dos constantes esforços em busca de igualdade. Alguns setores se tornam mais excludentes que outros: as mulheres conseguem mais oportunidades como roteiristas e diretoras de arte do que diretoras de fotografia, por exemplo. O ramo da animação também preserva fortes disparidades entre trabalhadores homens e mulheres.

Por este motivo, a instituição Women in Animation acaba de lançar a plataforma WIA Talent Database, contendo informações sobre mais de 5 mil mulheres cisgênero, transgênero e não-binárias com experiência em animação. Empregadores em busca de profissionais podem filtrar as candidatas por tempo de atuação na área, especialização em cinema ou séries, conhecimentos sobre tipos específicos de animação e uso de softwares, entre outros.

LEIA MAIS
Oscar anuncia metas de diversidade racial e de gênero a partir de 2024
Opinião :: Mulheres revolucionárias antiditadura do nosso cinema
Top 10 :: Melhores filmes brasileiros dirigidos por mulheres

 

20210518 women in animation papo de cinema 750
“50/50 até 2025”, a meta do WIA

 

Segundo Marge Dean, presidenta do WIA, “Embora os estúdios mundo afora tenham ouvido o nosso pedido por igualdade, e a demanda pela diversidade, a realidade é que as contratações no ramo da animação são influenciadas pelo boca e boca e pela proximidade entre funcionários. Aumentar a visibilidade e acessibilidade de mulheres vai tornar mais difícil negar a nossa existência. Em outras palavras, o argumento ‘Adoraria contratar mulheres, mas não sei onde encontrá-las’ não será mais aceitável”.

A instituição pretende atingir até 2025 a meta de 50% de vagas na animação ocupadas por mulheres. O arquivo completo pode ser acessado na página oficial do Women in Animation. Candidatas buscando mais informações sobre o projeto podem entrar em contato com as idealizadoras através do site.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *