Cinema Leva Eu 2023 :: Abertas inscrições ao festival do Instituto Zeca Pagodinho

Publicado por
Marcelo Müller

Mais um evento de cinema está prestes a nascer. Trata-se do Cinema Leva Eu, festival audiovisual cuja primeira edição será realizada entre 01 e 05 de agosto em Xerém, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. Realização da Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, ela prevê fomento, formação e exibição do audiovisual na Baixada Fluminense. As inscrições podem ser feitas de 15 de maio a 09 de junho. O regulamento consta no site oficial www.ebav.org.br. Para Sérgio Assis, diretor geral da EBAV (Escola Brasileira de Audivisual): “É uma honra receber durante cinco dias os cineastas, artistas, imprensa em um evento que tem como parceiro o Instituto Zeca Pagodinho. Vamos oferecer Mostras Competitivas: Cinema Leva Eu, Fluminense Baixada Rio e Território Brasil. Para cada Mostra teremos um júri oficial. Podem ser inscritos trabalhos produzidos a partir de janeiro de 2018. Além das mostras competitivas, estão na programação palestras, mesas-redondas e oficinas. As atividades promovidas pelo Festival são gratuitas e abertas ao público”.

LEIS MAIS
Festival de Veneza 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 80ª edição
47ª Mostra de São Paulo :: Abertas as inscrições para filmes
Filmambiente 2023 :: Abertas as inscrições para 13ª edição do evento

Fundado em 1999, o Instituto Zeca Pagodinho entra como co-realizador da atividade a fim de estender ao audiovisual a sua atuação na promoção de cultura e educação às áreas carentes da Baixada Fluminense: “É importantíssimo para o Instituto Zeca Pagodinho receber um evento que vai trazer produções do Brasil inteiro para nossa comunidade. O que também reforça nossa função como agente facilitador do acesso à cultura na região”, diz Louiz Carlos da Silva, Diretor-Geral do Instituto Zeca Pagodinho. Para a primeiríssima edição do Cinema Leva Eu, podem ser inscritos trabalhos produzidos a partir de janeiro de 2018. Além das mostras competitivas, o evento terá atividades paralelas de formação e discussão, como palestras, mesas redondas e oficinas.

Zeca Pagodinho, um dos patronos da iniciativa. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.