Cinema Negro em Ação 2024 :: 5ª edição do evento acontece em Porto Alegre

Publicado por
Marcelo Müller

O Cinema Negro em Ação 2024 já tem data para ser realizado: de 17 a 20 de outubro. A quinta edição do evento acontece na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), na cidade de Porto Alegre. Nele haverá um laboratório de consultoria para cineastas negros e homenagem a uma personalidade importante do cinema brasileiro, além das mostras Especial e Competitiva.

LEIA MAIS
Festival de Biarritz 2024 :: Filmes brasileiros garantem prêmios no evento francês
Cobertura :: 26º Festival do Rio (2024)
Festival de San Sebastián 2024 :: Profissionais argentinos protestam contra medidas de Milei

Sobre o Cinema Negro em Ação, a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, disse: “Pelo quinto ano consecutivo a Sedac promove este festival, relevante sob o prisma artístico e social, demonstrando assim que acredita e que investe na produção cinematográfica negra. Com essa iniciativa, o governo do Estado, por meio da secretaria, reafirma a sua missão de valorizar a diversidade e de ofertar oportunidades ao talento e à potência criativa do Rio Grande do Sul, além de contribuir ativamente para a ampliação de um repertório fílmico plural, oferecendo obras contemporâneas de todo o país à população gaúcha por meio da programação do Festival”.

Cinema Negro em Ação: os troféus

CINEMA NEGRO EM AÇÃO 2024

O Cinema Negro em Ação 2024 terá como grande homenageada a roteirista e diretora Renata Martins, profissional do audiovisual premiada em âmbitos nacional e internacional. Atualmente ela trabalha como roteirista na Rede Globo. A trajetória de Renata também será festejada com uma leitura dramática de trechos de um de seus roteiros mais impactantes, Levante. Esses fragmentos serão interpretados por dois grupos de teatro negro do Rio Grande do Sul, Pretagô e Espiralar Encruza, contando com direção de Gaby Farias.

Curadora geral do Cinema Negro em Ação 2024, Kaya Rodrigues se pronunciou sobre Renata: “Homenagear a cineasta Renata Martins neste ano é simbólico. Nosso Festival amadurece a cada ano, e nada melhor do que evidenciar a trajetória de uma mulher negra que desbravou muitos espaços, buscando mudar as narrativas negras que são contadas. Renata é um exemplo de trajetória inspiradora, e trazê-la para o Rio Grande do Sul é importante para nós, que queremos que cineastas negros acreditem que é possível ser artista, que é possível contar novas histórias”.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Cinema Negro em Ação: Renata Martins, a homenageada. Foto/divulgação

O Cinema Negro em Ação 2024 contará com quatro categorias em sua mostra competitiva: videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens – e será exibida na Casa de Cultura Mario Quintana (Cinemateca Paulo Amorim), nos canais TVE-RS e Prime Box Brasil e na plataforma Todes Play. Confira a lista dos filmes concorrentes clicando aqui.

“Esta edição será uma oportunidade de, nesse contexto de reconstrução, assumirmos juntos o compromisso de reinventarmos um futuro que reflita, nas criações audiovisuais do Estado, a riqueza da pluralidade do povo gaúcho”, destacou a diretora do Iecine, Sofia Ferreira. Então, cinéfilos gaúchos, prontos para assumir seus lugares na sala de cinema e prestigiar o evento?

Gostou do conteúdo sobre festivais? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais. Também indicamos que siga os nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.