O cinema nigeriano ganhará espaço na Caixa Cultural Rio de Janeiro. A partir de hoje, 6 de novembro, até dia 8, acontece a mostra Nollywood – O caso do cinema nigeriano, com uma seleção de 12 filmes produzidos em Nollywood, a indústria cinematográfica da Nigéria. Os filmes escolhidos pelos curadores Maria Pereira e Bond Emeruwa são inéditos no Brasil.
No ano em que Nollywood comemora 20 anos foi elaborada uma programação que fornece ao público um panorama histórico das expressões e práticas, desde o clássico Living in Bondage até Tango With Me – grande produção recentemente em cartaz no circuito nigeriano e europeu – Alguns de seus profissionais mais expoentes estarão nas mesas de debates na Caixa Cultural.
“Foram pré-selecionados 35 filmes a partir de sua relevância na história de Nollywood, seja pelo êxito comercial alcançado, debate que foi capaz de provocar na sociedade ou pela notoriedade obtida internacionalmente.”, explica a curadora Maria Pereira.
No período de 14 a 17 de novembro (quarta-feira a sábado), sempre às 19h, acontecem os debates com diretores dos filmes programados e especialistas como Zeb Ejiro, Kunle Afolayan, Mahmood Ali-Balogun, Marco Aurélio Marcondes, Julia Levy, Jonathan Haynes, além do curador Bond Emeruwa, cineasta e produtor nigeriano, também presidente da Associação de Cineastas de Nollywood. Entre os temas em pauta, o contexto de realização e difusão de Nollywood, sua projeção no continente africano e propostas alternativas para o cinema brasileiro inspiradas na experiência nigeriana.
Detalhes da programação em pragaconexoes.com/mostranollywood
Fonte: Caixa Cultural Rio de Janeiro
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário