Cinema Urbana 2021 :: Sessões online começam em 30 de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

Desde 17 de agosto de 2021, o 2º Cinema Urbana: Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura vem organizando sessões presenciais no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. No entanto, a terceira e última semana do evento se torna digital e gratuita, com acesso a todo o país: entre 30 de agosto e 5 de setembro, a programação completa fica disponível pela plataforma InnSaei.tv.
No total, são apresentados 26 filmes de 14 países, incluindo Brasil, China, Alemanha, Portugal e Reino Unido, focados na temática da arquitetura e do imaginário urbano. Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Nuno Portas são homenageados, tendo suas criações retratadas respectivamente nos filmes Tudo É Projeto (2017), de Joana Mendes da Rocha e Patrícia Rubano, e A Cidade de Portas (2021), de Humberto Kzure e Teresa Prata.
LEIA MAIS
Mostra Taturana 2021 exibe 23 filmes dirigidos por pessoas negras e indígenas
Mostra Insurreição! apresenta 13 filmes online sobre resistência negra
VI Cine Jardim :: Os curtas-metragens preferidos da redação do Papo de Cinema

Guanzhou, uma Nova Era

As mostras competitivas, divididas entre curtas e longas-metragens, incluem filmes como o brasileiro Konder: O Protagonismo da Simplicidade (2020), de Gabriel Melin; o chinês Guanzhou, uma Nova Era (2019), de Boris Svartzman; o português O que Vai Acontecer Aqui? (2019), do Left Hand Rotation Collective, e o dinamarquês Para Onde Ir com a História? (2019), de Hans Christian Post.
Em paralelo, as rodas de debates sobre as produções selecionadas incluem Maurício Goulart (mestre em Arquitetura e Urbanismo), Luciana Saboia (doutora em Teoria e História da Arquitetura), Catherine Otondo (Doutora pela FAU – USP) e Abílio Guerra (professor da FAU Mackenzie). Os vencedores da mostra serão eleitos pelo júri formado por Catarina Mateus, Luiz Sarmento e Juliane Peixoto.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)