Categorias: Notícias

Cinemateca Brasileira exibe filmes de monstros em mostra especial

Publicado por

O cinema, como arte popular e visual, sempre foi povoado por seres extraordinários, criaturas bizarras, deformidades que inexistem no mundo real. Como elementos de ficção científica, de horror, em comédias ou dramas, os monstros sempre tiveram presença garantida no cinema de gênero. A Cinemateca Brasileira destaca a presença destas figuras em pérolas do seu acervo de filmes nacionais e estrangeiros.

Entre os filmes brasileiros, uma obra-prima do cinema de invenção, Os Monstros de Babaloo (1970), de Eliseu Visconti – comédia de humor negro sintonizada com o cinema underground realizado na década de 1970; Uma curiosa ficção científica, Bonecas Diabólicas (1975), de Flávio Nogueira, espécie de The Stepford Wives tupiniquim. Dois clássicos americanos, King Kong (1936), de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack e Vampiros de Almas (1956), de Don Siegel, bastante influentes no cinema fantástico e ficção científica. Um melodrama sobre o mestre do horror James Whale, Deuses e Monstros (1998) recria o clima do monstro Frankenstein. Também na mostra o filme de horror contemporâneo, Olhos Famintos (2001), de Victor Salva, onde dois adolescentes são perseguidos por uma espécie de Bicho Papão, e A Casa do Espanto (1986), terrir de Steve Miner que fez muito sucesso na década de 1980. Por fim, um filme de mostro oriental, O Hospedeiro (2006), de Bong Joon-ho, enorme sucesso do novo cinema sul-coreano.

Todos os filmes serão exibidos em cópias 35mm que fazem parte do acervo da Cinemateca Brasileira.

 

ENDEREÇO

Largo Senador Raul Cardoso, número 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Informações (11) 3512 6111

cinemateca.gov.br

 

 

PROGRAMAÇÃO

02/10 – Quinta-feira

Sala BNDES

18h – O Hospedeiro

20h – Os Monstros de Babaloo

 

03/10 – Sexta-feira

Sala BNDES

18h – Olhos Famintos

20h – A Casa do Espanto

 

04/10 – Sábado

Sala BNDES

18h – King Kong

20h – Bonecas Diabólicas

 

05/10 – Domingo

Sala BNDES

17h – Vampiros de Almas

19h – Deuses e Monstros

 

09/10 – Quinta-feira

Sala BNDES

18h – King Kong

20h – Vampiros de Almas

 

10/10 – Sexta-feira

Sala BNDES

18h – Bonecas Diabólicas

20h – Os Monstros de Babaloo

 

11/10 – Sábado

Sala BNDES

18h – Deuses e Monstros

20h – O Hospedeiro

 

12/10 – Domingo

Sala BNDES

17h – Olhos Famintos

19h – A Casa do Espanto

 

SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS

Bonecas Diabólicas, de Flávio Nogueira

São Paulo, 1975, 35mm, cor, 92’

Elenco: Flávio Nogueira, Sônia Garcia, Claudio Clementini, Maria do Rocio, Arlete Moreira

Depois de ser torturado na infância por uma sadomasoquista, o Professor Síndrome decide fabricar mulheres artificiais para se vingar das verdadeiras representantes do sexo feminino. Para tanto, escolhe quatro homens que têm problemas conjugais e organiza uma festa onde cada um deles se relacionará com as mulheres biônicas. No entanto, mal reguladas, as andróides criam tremenda confusão e, sob a liderança de uma boneca-chefe, rebelam-se e matam o professor. Frente ao descontrole, seu assistente tenta contornar a situação.

Não indicado para menores de 16 anos

 

A Casa do Espanto (House), de Steve Miner

EUA, 1986, 35mm, cor, 93′ | Legendas em português

Elenco: William Katt, Kay Lenz, George Wendt

Escritor recém separado da esposa se muda para uma casa que sua tia deixou como herança. Aos poucos, forças sobrenaturais tomarão conta da nova moradia. Terror cômico que reúne três importantes nomes do horror da década de 1980: o diretor Steve Miner e o produtor Sean S. Cunningham (ambos da série Sexta-Feira 13) e o roteirista Fred Dekker (de A noite dos arrepios).

Não indicado para menores de 14 anos

 

Deuses e Monstros (Gods and Monsters), de Bill Condon

EUA, 1998, 35mm, cor, 105′ | Legendas em português

Elenco: Ian McKellen, Brendan Fraser, Lynn Redgrave

Os últimos dias do cineasta James Whale, diretor de Frankenstein (1931) e A Noiva de Frankenstein (1935). Recluso em sua casa, passa a contar suas experiências para seu jardineiro, por quem fica atraído. Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado e indicado para o prêmio de ator (Ian McKellen) e atriz coadjuvante (Lynn Redgrave).

Não indicado para menores de 14 anos.

 

O Hospedeiro (Gwoemul), de Bong Joon-ho

Coréia do Sul, 2006, 35mm, cor, 119′ | Legendas em português

Elenco: Song Kang-ho, Byeon Hie-bong, Park Hae-il

Um cientista norte-americano, em um laboratório de uma base militar dos EUA na Coréia do Sul, despeja uma substância tóxica que escoará até o rio Han. Pouco depois, uma estranha mutação surge nas margens, atacando moradores da redondeza. Uma das maiores bilheterias do cinema sul coreano, que revelou o cineasta Bong Joon-ho.

Não indicado para menores de 12 anos

 

King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack

EUA, 1933, 35mm, pb, 100’ | Legendas em português

Elenco: Fay Wray, Robert Armstrong, Bruce Cabot, Frank Reicher, Sam Hardy

Equipe cinematográfica vai parar em uma ilha desconhecida, habitada por uma civilização primitiva, animais gigantescos e seres pré-históricos. A estrela da produção é feita refém pelos nativos e oferecida como sacrifício a um gorila gigante. Imenso sucesso de bilheteria e revolucionário no uso dos efeitos especiais, King Kong é uma das obras-primas do cinema fantástico mundial.

Livre

 

Os Monstros de Babaloo, de Elyseu Visconti

Rio de Janeiro, 1970, 35mm, pb, 98´

Elenco: Helena Ignez, Wilza Carla, Zezé Macedo, Betty Faria

Comédia experimental sobre as relações de poder num país imaginário cuja economia local é controlada por uma fábrica de banana e outra de jiló. Neste contexto, uma família grotesca vive subordinada ao grande orixá Babaloo. Elyseu Visconti é um dos mais importantes nomes do cinema de invenção brasileiro. Este filme já apresenta muito dos elementos que o cineasta John Waters consagraria nas décadas seguintes.

Não indicado para menores de 16 anos

 

Olhos Famintos (Jeepers Creepers), de Victor Salva

EUA, 2001, 35mm, cor, 90′ | Legendas em português

Elenco: Gina Philips, Justin Long, Jonathan Breck

Enquanto voltam para a casa por uma estrada pouco movimentada, dois irmãos são ultrapassados por um velho caminhão em alta velocidade. Mais adiante, são perseguidos pelo motorista: uma estranha e grotesca criatura. Escrito e dirigido por um dos bons artesãos do cinema de horror norte-americano, Victor Salva. Grande sucesso de bilheteria, o filme teve uma seqüência do filme lançada em 2003 e outra foi anunciada para 2015.

Não indicado para menores de 14 anos

 

Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers), de Don Siegel

EUA, 1956, 35mm, pb, 80’ | Legendas em português

Elenco: Kevin Mccarthy, Dana Wynter, Larry Gates, Carolyn Jones, King Donavan

Depois de voltar de um congresso à sua cidadezinha natal, médico passa a ouvir relatos perturbadores de seus pacientes sobre comportamentos estranhos de familiares e amigos. Desconfiado, ele descobre um plano de seres alienígenas para tomar o lugar dos humanos durante a noite. Clássico da ficção-científica e do filme B, o filme gerou inúmeras imitações e três refilmagens oficiais: em 1978, por Philip Kaufman, em 1993, por Abel Ferrara, e em 2007, por Oliver Hirschbiegel. Don Siegel foi um dos principais cineastas americanos de sua geração.

Não indicado para menores de 10 anos

(Fonte: Cinemateca Brasileira)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)