Interessados em conferir o que há de mais recente na produção nacional? Abra o app da agenda e fique ligado, pois a Cinemateca Brasileira exibirá 14 títulos nacionais de cineastas estreantes na mostra Meu Primeiro Longa. A atividade, inteiramente gratuita, acontecerá entre 21 e 30 de julho na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes) da instituição, localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207. Os tickets serão distribuídos uma hora antes de cada projeção.
LEIA MAIS
Inscrições abertas para Festival de Séries de Novo Hamburgo
Russian Film Festival 2022 :: Versão on-line entra na última semana em cartaz
8½ Festa do Cinema Italiano anuncia volta do formato presencial entre julho e agosto
Além de dramas, comédias, documentários e animações, duas mesas de bate-papo com os realizadores ocuparão o espaço. Segundo divulgado, a iniciativa surgiu da “preocupação com a difusão de novos conteúdos audiovisuais e querendo dar oportunidade a vozes novas”, visto que a Covid-19 impossibilitou que muitos cineastas emergentes pudessem estrear seus filmes em uma tela de cinema.
Vale lembrar que a Cinemateca Brasileira é o maior acervo de filmes da América do Sul e membro pioneiro da Federação Internacional de Arquivo de Filmes (FIAF), foi inaugurada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social. A seguir, fique com a programação.