A iniciativa integra o Termo de Cooperação firmado entre o Ministério da Cultura, a Secretaria do Audiovisual, a Cinemateca Brasileira e a Universidade Federal de São Paulo. A formação técnica continuada é uma das premissas da Cinemateca, não somente no tocante à promoção do conhecimento, mas também à ampliação da oferta de profissionais especializados para o atendimento das demandas relacionadas à preservação e difusão de acervos audiovisuais.
Oficina de Restauração Audiovisual
(08 a 12 de dezembro de 2014 / 30 horas)
Palestrante: João Sócrates de Oliveira, restaurador de larga experiência e reconhecimento internacional, atua na área da restauração audiovisual desde a década de 1970.
Compreendendo a restauração como um braço fundamental da conservação de um acervo audiovisual, a oficina pretende oferecer noções gerais da restauração fotoquímica e digital.
Serão abordados os critérios de escolha das matrizes para restauração, os processos básicos de restauração fotoquímica correlacionados com as formas de deterioração e os resultados possíveis nos procedimentos laboratoriais cinematográficos. Da mesma forma, serão discutidos os fundamentos da restauração digital, suas potencialidades e limitações, buscando mostrar a sua complementaridade com a restauração fotoquímica.
Oficina de Preservação Audiovisual
(12 a 16 de janeiro de 2015 / 30 horas)
Palestrante: Hernani Heffner, Professor e Conservador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Maria Fernanda Curado Coelho, Coordenadora do Setor de Preservação de Filmes da Cinemateca Brasileira
Por meio de aulas teóricas e práticas, o objetivo da oficina é apresentar e discutir os conceitos e procedimentos básicos da conservação de materiais fílmicos e videográficos. Nas aulas teóricas, serão abordados os conceitos filosóficos gerais da arquivística audiovisual, como a missão institucional de um arquivo de filmes e os princípios éticos que regem o trabalho na área. Nas atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de manusear materiais do acervo, exercitar os procedimentos de conservação preventiva e tomar conhecimento sobre as ações de conservação corretiva.
A somatória dessas atividades permitirá aos participantes entender o papel da conservação de filmes dentro de um sistema de preservação audiovisual que assegure a permanência dos acervos e o acesso seguro a seus conteúdos.
Oficina de Catalogação e Documentação
(02 a 06 de fevereiro de 2015 / 30 horas)
Palestrante: Gabriela Sousa de Queiroz, Coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca Brasileira e Fábio Kawano, Coordenador do Setor de Catalogação de Filmes da Cinemateca Brasileira.
Estruturada em dois grandes módulos, Catalogação e Documentação, a oficina abordará os procedimentos relativos ao tratamento da informação em um arquivo de filmes.
A catalogação audiovisual consiste na descrição do conteúdo das obras (levantamento de informações visuais e sonoras, que são organizadas em um índice de assuntos para posterior recuperação) e no gerenciamento de um sistema de informações que leva em consideração os padrões internacionais de normatização.
No que concerne à Documentação, serão apresentados e discutidos os principais fundamentos da organização e difusão de acervos documentais e das atividades voltadas à filmografia brasileira, que complementam a catalogação audiovisual.
Ao final da oficina, os participantes terão compreensão dos modelos de catalogação e descrição de acervos, das estruturas de bancos de dados, bem como das atividades de pesquisa inerentes ao trabalho da instituição.
(Fonte: Cinemateca Brasileira)