A Cinemateca Brasileira levará um pouco da nossa cultura audiovisual para a Itália nos próximos dias. Entre os dias 11 e 12 de outubro, a 43ª edição do Festival de Cinema Silencioso de Pordenone (Le Giornate del Cinema Muto/Pordenone Silent Film Festival), na Itália, exibirá quatro filmes silenciosos brasileiros, produzidos entre as décadas de 1930 e 1940, e restaurados recentemente. Siga o fio e mais mais!
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
No dia 11, será projetada uma compilação de curtas etnográficos de Dina e Claude Lévi-Strauss, que conta com registros fílmicos da expedição ao interior do Mato Grosso pelo casal em 1935. Para a sessão em Pordenone promovida pela Cinemateca, serão apresentados os curtas: Os Trabalhos do Gado no Curral de uma Fazenda do Sul de Mato Grosso, A Vida de Uma Aldeia Bororo e Cerimônias Funeraes entre os Índios Bororo II, revitalizados com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em 2022.
Já no dia 12, será apresentado Apuros do Genésio, restaurado no âmbito do Projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira em 2023, empreitada que promoveu a conservação, catalogação e digitalização de filmes em nitrato do acervo da Cinemateca, a coleção mais antiga do cinema brasileiro, com obras produzidas nas cinco primeiras décadas do século XX. O curta é um esquete de 1940, encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos. A seguir, fique com uma breve ficha técnica das obras descritas:
OS TRABALHOS DO GADO NO CURRAL DE UMA FAZENDA DO SUL DE MATO GROSSO
Brasil, 1935, P&B, 16mm
Direção: Dina Lévi-Strauss, Claude Lévi-Strauss
Sinopse: Peões repartem uma manada de gado (zebu) nas diversas áreas de um curral.
A VIDA DE UMA ALDEIA BORORO
Brasil, 1935, P&B, 16mm
Direção: Dina Lévi-Strauss, Claude Lévi-Strauss
Sinopse: Aspectos da vida dos índios da aldeia Kejara. ‘Feitura’ do fogo, confecção do cordão trançado, tecelagem, caça, pesca e o entardecer.
CERIMÔNIAS FUNERAES ENTRE OS ÍNDIOS BORORO II
Brasil, 1935, P&B, 16mm
Direção: Dina Lévi-Strauss, Claude Lévi-Strauss
Sinopse: Registros de cerimônias funerais em aldeia indígena, em Rio Vermelho, no estado do Mato Grosso.
APUROS DO GENÉSIO
Brasil, 1940, P&B, 35mm
Companhia Produtora: Sul América Filme
Elenco: Genésio Arruda, Noemia Noemy, Arnaldo Lima
Sinopse: Um esquete encenado pelo multiartista humorista Genésio Arruda, trazendo uma “brincadeira cinematográfica” para anunciar os seus próximos espetáculos.
Além das sessões, a Cinemateca Brasileira também participa da programação de lançamentos de livros. No dia 09 de outubro, será lançada a versão em inglês do livro A Restauração da Cor do Cinema Silencioso no Brasil: Identificação, Conservação e Técnicas (Color Restoration of Silent Cinema in Brazil: Identification, Conservation, and Techniques), da pesquisadora Luisa Malzoni. A publicação documenta a experiência de Malzoni, que é técnica e pesquisadora da instituição, no restauro de filmes com tingimento e viragem na Cinemateca Brasileira, entre 2008 e 2024. As versões em português e inglês do livro estão disponíveis para acesso gratuito no site da Cinemateca Brasileira.
LEIA MAIS
– Mostra SP 2024 :: Confira filmes selecionados para a 48ª edição
– Festival de Biarritz 2024 :: Filmes brasileiros garantem prêmios
– Cine Jardim 2024 :: Anunciados os integrantes dos júris
Gostou do conteúdo sobre a Cinemateca? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky