Cinemateca do MAM – RJ celebra 65 anos com duas mostras online

Publicado por
Marcelo Müller

Sediada no Aterro do Flamengo, num dos cenários mais bonitos da cidade do Rio de Janeiro, a Cinemateca do MAM é um ponto de encontro privilegiado para quem curte cinema. Nela repousa grande parte da nossa História. Em tempos de pandemia, mesmo a comemoração de seus 65 anos tem de acontecer de maneira online. Marcando essa importante celebração, os responsáveis pelo local organizaram duas mostras que vão acontecer em períodos distintos: a Mostra Cinemateca 65 anos vai de 10 de julho a 06 de agosto; já a Mostra Petrobrás de Filmes para Crianças vai de 13 de julho a 13 de agosto. Ambas se darão no endereço virtual: www.vimeo.com/mamrio .

LEIA MAIS
Agravada a situação da Cinemateca Brasileira. Tragédia parece iminente
Cinemateca Brasileira lança campanha virtual para arrecadação de fundos
SOS Cinemateca :: Manifestação tem apoio de instituições brasileiras e internacionais

A primeira é formada por três longas-metragens e cinco curtas, filmes que de alguma forma apresentam aspectos caros à missão da Cinemateca do MAM, especialmente a preservação e a difusão da memória do cinema brasileiro. A programação completa você pode conferir em https://www.mam.rio/cinemateca/mostra-cinemateca-do-mam-65-anos/. Já a segunda, como o próprio nome nos sinaliza, é voltada ao público infantil, afinal de contas não há política cinematográfica, seja ela de qual esfera for, sem levar em consideração a importância da formação de público. Ao todo serão disponibilizadas 26 produções brasileiras voltadas à primeira infância. A programação completa você pode conferir em https://www.mam.rio/cinemateca/mostra-petrobras-filmes-para-criancas/. Não perca!

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.