CineOP 2019 :: Divulgado o homenageado e a temática da 14ª edição do evento

Publicado por

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece na histórica cidade mineira entre os dias 05 e 10 de junho, terá como temática central Territórios regionais, inquietações históricas, com isso visando discutir o pensamento acerca das particularidades regionais num país de dimensões continentais como o Brasil. O mote tem por perspectiva a formação de territórios, as singularidades dos espaços do país e a história de afirmação de cada “comunidade”. O cinema se torna, também, espaço e comunidade, território que ajuda a dar identidade ao conjunto, ao mesmo tempo em que pensa sobre suas principais questões e contradições.

LEIA MAIS
10º FESTin :: Todas as Canções de Amor vence o festival
Festival de Cinema Francês 2019 :: Lista dos convidados internacionais e a vinheta do evento
Festival de Cannes 2019 :: Bacurau é bem recebido por grande parte da imprensa estrangeira

“A CineOP é uma declaração de princípios em favor do fortalecimento da cinematografia brasileira – polariza importantes ações de formação, reflexão, exibição e difusão com foco na preservação, história e educação. Em um mundo hiperacelerado e tecnológico, que muitas vezes se esquece ou negligencia sua própria história, a CineOP apresenta-se como palco de encontros, discussões e encaminhamentos do setor da preservação, do audiovisual em diálogo com a educação”, destaca a coordenadora geral da CineOP e diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Edgard Navarro, o homenageado de 2019

A CineOP é uma atividade pioneira desde sua criação, em 2006, por enfocar preservação audiovisual, memória, história e tratar o cinema como patrimônio. Neste ano, como de costume, um grande nome da nossa cultura cinematográfica será homenageado. O baiano Edgard Navarro, prestes a completar 70 anos, vai ter reconhecida a grandeza de sua obra. “Ele tem uma carreira sólida, desde os anos 1970 e passando por todas as outras décadas, com uma grande produção em Super-8 e curtas-metragens. Essa carreira é uma súmula do modernismo brasileiro, passando pelo tropicalismo, Cinema Novo, underground, música popular e psicanálise”, destaca o curador Francis Vogner dos Reis.

(Fonte: Universo Produção)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)