CineOP 2020 elege como tema o Cinema de Todas as Telas

Publicado por
Bruno Carmelo

Para a sua 15ª edição, o CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto elegeu um tema muito importante à contemporaneidade e ao ano de 2020 em particular: o Cinema de Todas as Telas. Enquanto realiza a sua primeira edição completamente online, entre os dias 3 e 7 de setembro, o evento questiona as conexões entre o cinema, a televisão e os meios digitais.

“A TV se tornou um campo que absorve quase toda a produção audiovisual. A multiplicação de telas realizou uma parcial integração entre mídias e criou novas disputas entre o antigo formato televisivo, com canais de TV aberta e paga, e os serviços de streaming de grandes corporações internacionais”, explica o curador Francis Vogner dos Reis em comunicado à imprensa.

LEIA MAIS
CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto 2020 está confirmada em formato online
Olhar de Cinema 2020 :: Festival será totalmente online
Mostra Ecofalante 2020 anuncia 98 filmes selecionados para edição online

 

 

A Temática Histórica explora o tema Televisão: o que foi, o que é e o que ainda pode ser, aproveitando a comemoração de 70 anos da televisão brasileira. Este recorte pretende investigar as experimentações televisivas de grandes cineastas, como Jean-Luc Godard e Rainer Werner Fassbinder, assim como questionar as fronteiras de linguagem entre TV e cinema.

Já a Temática Preservação se volta ao Patrimônio Audiovisual: Acervos em risco e novas formas de difusão, com curadoria de José Quental e Ines Aisengart Menezes. A televisão será estudada enquanto arquivo do audiovisual brasileiro, em oposição à quantidade de acervos perdidos ou dispersos. Este eixo busca trazer propostas práticas ao problema.

Em paralelo, a terceira e última temática, Educação, discute Telas e Janelas: Tempo de cuidado, delicadeza e contato. Centrado em torno do Encontro da Educação – XII Fórum da Rede Kino: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual, este segmento se dedica à análise das novas formas de ensino através de dispositivos virtuais. Ailton Krenak, escritor, filósofo e líder indígena, será um dos destaques deste eixo.

Apesar da realização via Internet, o CineOP mantém os vínculos históricos com a cidade de Ouro Preto, estabelecendo parcerias com a Universidade Federal de Ouro Preto, exibindo filmes produzidos pela TV UFOP e contratando bandas locais.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)