A cidade de Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade, está prestes a se transformar por quase uma semana na capital mineira do cinema. De 19 a 24 de junho acontecerá na localidade a 19° CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, evento de destaque pela exibição de filmes, mas, principalmente, por conta de sua vocação de valorizar e pensar a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro. A programação deste ano contará com 153 filmes, entre curtas e longas-metragens, vindos de sete países (Brasil, Angola, Argentina, Benin Colômbia, França e Portugal) e 18 estados brasileiros. Com o tema Cinema de Animação no Brasil: Uma Perspectiva Histórica, o evento contará com várias programações paralelas para discutir passado, presente e futuro da animação no Brasil, além de prestar homenagem ao cineasta Alê Abreu, indicado ao Oscar em 2016 por O Menino e o Mundo (2015).

LEIA MAIS
Cobertura :: 13º Olhar de Cinema de Curitiba (2024)
Podcast #146 :: 13 Sentimentos
Corrida dos Bichos :: Começam as filmagens do longa ambientado num Rio de Janeiro distópico

Alê Abreu. Foto/divulgação

O Papo de Cinema estará em Minas Gerais a fim de acompanhar in loco a 19° CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, então já se programe para acompanhar a nossa cobertura diária com críticas, entrevistas, boletins especiais e muito mais. Ah, e também nos acompanhe nas redes sociais @papodecinema para receber conteúdo exclusivo por lá. Voltando ao evento, ele promoverá também o 19o Encontro Nacional de Arquivos e o Encontro da Educação: XVI Fórum da Rede Kino, reunindo representantes do Minc, Mec, Secom, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e mais de 120 profissionais em 31 debates, diálogos da preservação e educação e masterclasses com profissionais estrangeiros. Ainda sobre as exibições de filmes, elas serão divididas nas seguintes mostras: Contemporânea, Homenagem, Preservação, Histórica, Educação, Mostrinha, Cine-Escola, Contemporânea TV UFOP e IC Play.

“A CineOP tem se destacado não apenas pelo enfoque conceitual diferenciado de abordar o cinema de maneira ampla em três frentes temáticas – preservação, história e educação, mas também por ser um espaço privilegiado de discussões de políticas públicas para a preservação audiovisual e as conexões entre o cinema e a educação – duas linguagens que se enriquecem mutuamente realizando encontros, incentivando reflexões, provocando discussões, apresentando projetos, iniciativas e filmes instigantes e fortes na relação com o seu tempo e pelo que representam. Ao longo de sua trajetória sempre esteve atenta às mudanças no campo da preservação, ao mesmo tempo, que propõe olhar para a história com perspectiva de futuro e, ainda, aproximou a educação do cinema criando espaços de construção coletiva para contribuir com o momento atual e urgente para a presença do audiovisual nas escolas”, diz Raquel Hallak, coordenadora geral da CineOP.

O Menino e o Mundo

As atividades da 19° CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto acontecerão de forma totalmente gratuita no Cine-Praça, estrutura montada ao ar livre, na Praça Tiradentes (plateia de 500 lugares); e no Cine-Teatro, no Centro de Convenções (plateia de 510 lugares). E aí, bora conferir o evento aqui conosco?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *