CineOP e CineBH abrem inscrições unificadas para edições virtuais em 2021

Publicado por
Bruno Carmelo

Alerta aos diretores e produtores: já estão abertas as inscrições tanto para o 16ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, quanto para o 15ª CineBH – BH International Film Festival. O primeiro ocorre entre os dias 23 e 28 de junho, já o segundo acontece entre 28 de setembro e 3 de outubro. Os dois eventos apostam nas plataformas online, embora possam abrir espaço a ações presenciais específicas, caso o avanço da pandemia de Covid-19 o permita.

Devido à ação unificada do Cinema sem Fronteiras 2021, os produtores de conteúdo podem efetuar uma única inscrição, assinalando se desejam enviar seu filme ao CineOP, ao CineBH, ou ambos. A data limite para o processo é 16 de abril, e o regulamento completo de ambos os festivais se encontra no site do Universo Produção.

LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva
7º Feciba: Festival de Cinema Baiano anuncia seleção completa com 50 títulos
DIGO 2021 :: Abertas as inscrições para o festival de Diversidade Sexual e de Gênero

 

 

O CineOP constitui um evento voltado à preservação, história e educação, combinando a exibição de filmes (longas, médias e curtas-metragens) com o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação. Já o CineBH investiga a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro em relação ao cinema internacional, o que inclui o Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução.

Para que os projetos sejam analisados pelas equipes de curadoria, eles precisam cumprir com algumas regras, o que inclui a finalização a partir de 2020 e o fato de a obra brasileira não ter sido inscrita nas edições anteriores. Não há restrições de ordem temática, nem de formato, e os produtores não precisam enviar cópias físicas dos trabalhos.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)