CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto 2020 está confirmada em formato online

Publicado por
Marcelo Müller

Aos poucos os eventos cinematográficos brasileiros também vão se reposicionando diante da realidade bastante prejudicada pela pandemia do Covid-19. Mesmo com vários estados e municípios flexibilizando os protocolos de distanciamento social, algumas dessas programações estão se readequando para o ambiente virtual a fim de evitar quaisquer problemas. É o caso do CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece anualmente na cidade histórica mineira. A 15ª edição já tem data e formato: de 03 a 07 de setembro, devidamente online. Segundo os organizadores, a despeito dessas mudanças, mantem-se o espírito de valorização do patrimônio cinematográfico calcado em três pilares principais: preservação, história e educação, com atividades diversas e gratuitas.

LEIA MAIS
Festival Finos Filmes 2020 dá início a edição online e beneficente
Festival de Sundance 2021 terá sessões em várias cidades e programação paralela online
Fantaspoa 2020 terá edição online entre julho e agosto

Ainda não foram divulgados os detalhes técnicos do 15º CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto (plataforma, além da forma de acessar os filmes e as demais atividades formativas). Mas, vale lembrar que as inscrições para a Mostra Educação, bem como para as propostas artísticas e as oficinas, está aberta no site da Universo Produção, empresa que organiza o evento. Os regulamentos podem ser acessados aqui.

CineOP- Foto: Leo Lara/Universo Produçao
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.