A 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontecerá na cidade histórica mineira entre os dias 13 e 18 de junho, terá três importantes presenças internacionais compondo as mesas de debate, além de diversas outras atividades. São eles o norte-americano Bill Morrison, a colombiana Juana Suárez, a francesa Céline Ruivo e o espanhol Jorge Larrosa, cujas participações ocorrerão em torno dos três eixos do evento – Temática Preservação, Temática Histórica e Temática Educação –, com uma série de encontros e discussões em torno do conceito central aplicado ao universo das imagens em movimento e da restauração e preservação de acervos.
Bill Morrison (EUA) – Temática Preservação
O multiartista, que transita entre as artes plásticas e o cinema, realiza obras para museus, galerias e salas de exibição de festivais e cinematecas, vai exibir seu longa-metragem Dawson City: Tempo Congelado (2016), além de dar uma masterclass.
Céline Ruivo (França) – Temática Preservação
Integrante da Fédération Internationale des Archives du Film e diretora na Cinemateca Francesa, vai ministrar um workshop no evento.
Juana Suárez (Colômbia) – Temática Preservação
Professora, crítica, arquivista e preservadora com pesquisas na área de arqueologia fílmica, memória audiovisual e estudos fílmicos latino-americano, vai compartilhar seus conhecimentos no ensino e na prática de pesquisa e manutenção de acervos a partir de disciplinas ministradas em cursos acadêmicos.
Jorge Larrosa (Espanha) – Temática Educação
Professor de Filosofia da Educação, vai exibir o filme Elogio da Escola (2010), além de participar de mesas de debates, inclusive uma com o cineasta Walter Carvalho.
(Fonte: Redação PdC)