A experiência prolongada da pandemia de Covid-19 está provocando uma nova relação do público com o audiovisual. Além do contato maior com telas e exibições virtuais de filmes, novos festivais têm buscado plataformas online para disponibilizarem de modo permanente as produções brasileiras recentes. O Curtaflix reúne centenas de curtas-metragens nacionais, e o Cine Esquema Novo vai oferecer os Cadernos de Artista após o fim do evento.
Agora, o CineSerra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha divulga uma iniciativa semelhante. Em 2020, quando o evento passou ao formato online, os organizadores incorporaram os títulos da sexta edição ao canal oficial do evento no YouTube. Neste ano, o projeto se expande com a incorporação de novos títulos, de modo gratuito.
LEIA MAIS
8º CineSerra abre inscrições para filmes do Rio Grande do Sul até 31 de março
CineSerra 2020 :: Confira os vencedores do evento realizado na serra gaúcha
Cobertura :: 48º Festival de Cinema de Gramado (2020)
Os 45 filmes da quinta edição (referente ao ano de 2017), entre documentários, videoclipes e obras de ficção, foram acrescentados ao acervo anterior. O diretor artístico Leandro Daros e o diretor operacional Cláudio Troian anunciaram a intenção de continuar incorporando todas as obras exibidas nas edições do CineSerra até hoje.
Em comunicado à imprensa, Daros explica: “O objetivo é ter este canal como um portal permanente de curtas, médias e clipes para que ele se torne um ponto de referência para a produção audiovisual independente da região e do Rio Grande do Sul”. Desde 2013, o festival destaca a produção gaúcha, com foco nos trabalhos realizados no nordeste do estado.