O filme póstumo do diretor Manoel de Oliveira, Visita ou Memórias e Confissões (1982), estreia com exclusividade dia 23 de junho no CineSesc, em São Paulo (Rua Augusta, 2075, Bairro-Cerqueira César). Em 1982, por motivos financeiros, o cineasta português teve de vender a casa em que viveu por 40 anos, e durante a mudança, sob a condição de que fosse exibido somente após a sua morte, documentou os momentos de reflexão e dor ao deixar o lar.
Falando diretamente para a câmera em seu documentário, Manoel faz uma síntese de sua trajetória como cineasta. Além de contar sobre sua vida particular e família, foca nos períodos de ditadura e revolução em Portugal, os quais viveu em sua juventude.
Falecido em 2015, aos 106 anos, Manoel de Oliveira foi um dos realizadores com maior tempo de carreira dedicada ao cinema em todo o mundo. Em seus 88 anos, produziu 32 filmes, além de curtas e médias-metragens pelos quais recebeu diversos prêmios internacionais. Os horários do CineSesc podem ser conferidos no site.
Fonte: (ProCultura)