Domingo Maior :: Círculo de Fogo, filme deste domingo (13/04), teve discordância de bastidor sobre o uso do 3D

Publicado por
Marcelo Müller

Círculo de Fogo (2013), dirigido pelo oscarizado Guillermo del Toro, é a grande atração do Domingo Maior deste domingo, 13. O filme vai ao ar na telinha da Rede Globo a partir das 00h30 – portanto, na madrugada de domingo para segunda-feira. Nele, criaturas monstruosas emergem do mar. Para combatê-las, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural.

Círculo de Fogo chegou num momento em que Hollywood ainda estava muito animada com os ganhos financeiros dos filmes em 3D – faz tempo que isso parece um tanto obsoleto, não é mesmo? Na época, vários filmes que não eram concebidos a partir da técnica tiveram de se adequar a esse imperativo mercadológico e com essa superprodução não foi diferente. A gente te conta essa treta.

LEIA MAIS
Frankenstein :: Tudo que sabemos sobre a versão dirigida por Guillermo del Toro
Pinocchio do Guillermo del Toro: Curiosidades que você desconhecia
5+1 :: Guillermo del Toro

CÍRCULO DE FOGO :: TRETA DE BASTIDOR

Em Círculo de Fogo, Guillermo del Toro não filmou em 3D, nem sequer tinha isso em mente. Tanto que e inicialmente se opôs à ideia de converter o filme para o formato quando o estúdio “sugeriu”. O cineasta mexicano concordou apenas com quatro condições:

1) que a escala dos kaiju e jaegers fosse mantida em 3D sem superestimar o efeito e os tornam proporcionalmente menores; 2) que o processo da conversão pudesse acontecer dentro de um cronograma generoso de 40 semanas para garantir a sua qualidade; 3) que os elementos CGI fossem renderizados nativamente em 3D estéreo; 4) e que ele pudesse, pessoalmente, supervisionar o processo de conversão.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)

Círculo de Fogo contou com um enorme orçamento de US$ 190 milhões e arrecadou US$ 411 milhões nas bilheterias mundiais. O filme é estrelado por Charlie Hunnam, Idris Elba, Charlie DayRon Perlman e ganhou uma sequência chamada Círculo de Fogo: A Revolta (2018).

Gostou do conteúdo sobre Círculo de Fogo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.