Antes de se tornar uma das mais importantes cineastas de sua geração, a francesa Claire Denis acumulou experiência desempenhando outras funções no set. Nem todo mundo sabe, mas ela foi, por exemplo, assistente de direção de Wim Wenders em Paris, Texas (1984), por muitos considerada a obra-prima do alemão. Numa recente entrevista para o podcast A24, do colega Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi, 2018), ela contou um caso curioso, que demonstra os limites a que está disposta a desafiar para provar seu ponto de vista. Ela sugeriu que o ator Harry Dean Stanton cruzasse o Rio Grande a nado, mas foi questionada por Wenders quanto ao perigo da empreitada.
LEIA MAIS
O Último dos Moicanos :: Confirmada a produção da série
Killing Eve :: Série é renovada e ganha nova showrunner
Confira os bastidores do filme Kardec
“Disse a Wim: ‘Talvez Harry Dean Stanton devesse cruzar o Rio Grande, não?’ e ele me disse: ‘Talvez ele tenha medo’ Eu disse: ‘Não é nada. Eu posso atravessar o Rio Grande’. Fui com meu jeans. Guardei meus sapatos, porque o fundo é cheio de pedras. Era raso, parecia raso. De repente, no meio da travessia, veio uma corrente tão poderosa que não pude resistir, você sabe”, comentou a cineasta aos risos. “Sou uma boa nadadora, mas o Rio Grande é muito mais forte que eu. Wim não reagiu de jeito nenhum. Então eu disse: ‘Ei, não vai salvar minha vida?’ No final, consegui. Não sei, levei uma hora para sair do Rio Grande. E Wim me disse categoricamente: ‘Veja, Claire, acho que não é uma boa ideia fazer isso com Harry Dean Stanton. Eu disse: ‘Não, eu não acho que seja uma boa ideia’ ”.
O mais recente filme de Claire Denis e High Life (2019), estrelado por Robert Pattinson, que ainda não tem data de estreia prevista no Brasil.