Categorias: CelebridadesNotícias

Claudia Jimenez morre aos 63 anos no Rio de Janeiro

Publicado por
Marcelo Müller

A atriz Claudia Jimenez morreu na manhã desse sábado, 20, aos 63 anos. Ela estava internada num hospital da zona sul do Rio de Janeiro e não resistiu a um quadro agudo de insuficiência cardíaca. A artista sofrida de problemas cardíacos há pelo menos 13 anos, depois de sessões de radioterapia para combater um câncer torácico diagnosticado em 1986. Em 1999, ela precisou de uma cirurgia para a colocação de cinco pontes de safena. Já em 2009, Claudia enfartou e precisou passar por um procedimento no qual teve substituída a válvula aórtica e foram colocados quatro stents – pequenos tubos inseridos nas artérias para facilitar a circulação sanguínea. Em 2014, ela sofreu uma parada cardíaca e teve se ser operada às pressas para a colocação de um marca-passo. Depois dessa cirurgia, ainda teve pericardite, inflamação da membrana que reveste o coração. O fato de ser diabética complicava ainda mais o quadro de Claudia. Nascida em 1958 como caçula de uma família de quatro irmãs, filha de um cantor de tangos e caixeiro viajante e uma enroladora de bala de coco, Claudia ficou muito conhecida por suas participações na TV, mas também incursionou pelo cinema, pelo teatro e pela dublagem.

LEIA MAIS
Wolfgang Petersen, diretor de A História Sem Fim, morre aos 81 anos
Atriz Denise Dowse, de Barrados do Baile, morre aos 64 anos
Premiado diretor de arte Tiago Marques morre aos 49 anos

Na juventude, Claudia Jimenez se dedicou ao teatro amador e sua estreia no teatro profissional se deu em 1978, na peça Opera do Malandro, na qual interpretou a prostituta Mimi Bibelô. No fim dos anos 1979, ingressou na TV Globo, onde começou uma trajetória de mais de 10 anos de colaboração com Chico Anysio. Essa caminhada que iniciou em 1982 no programa Chico Anysio Show teve como ponto alto a personagem Dona Cacilda, uma das mais inesquecíveis da Escolinha do Professor Raimundo. Outro de seus personagens televisivos fundamentais foi a empregada doméstica Edileuza de Sai de Baixo, humorístico no qual ficou de 1996 a 1998. Claudia participou de 10 novelas, sendo as mais destacadas delas Torre de Babel (1998), América (2005), Negócio da China (2008), Aquele Beijo (2011) e Haja Coração. Claudia Jimenez debutou nos cinemas em Gabriela (1983). Depois, integrou os elencos de A Ópera do Malandro (1986), Os Trapalhões no Auto da Compadecida (1987), Como Ser Solteiro (1998) e  dublou a voz da personagem Ellie no filme A Era do Gelo 2 (2006).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)