Categorias: BastidoresNotícias

Coisa de Mulher :: Ancine reprova contas da comédia e exige devolução do dinheiro

Publicado por
Bruno Carmelo

Pressionada ao longo de 2020 pelo MPF para apresentar seu plano de investimentos e retomar a análise de prestação de contas, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) acaba de declarar a reprovação de mais um filme. Segundo o site Farofafá, da Carta Capital, a comédia Coisa de Mulher (2004), produzida por SBT Filmes, Warner e Diler & Associados, teve suas contas rejeitadas.

Em consequência, os produtores têm até 30 dias para devolverem toda a quantia obtida para a realização, com o acréscimo de 50% de multa a partir do valor atualizado. Caso não cumpra com a ordem, a Diler & Associados será considerada inadimplente, e não poderá participar de novos editais para a solicitação de verbas públicas. Sob direção de Eliana Fonseca, o filme com Adriane Galisteu, Hebe Carmargo e Evandro Mesquita apresenta o cotidiano de cinco mulheres em crise de relacionamento.

LEIA MAIS
Ancine acaba com Prodav, some com arrecadação e não quita editais
Deputados e entidade se manifestam contra decisão da Ancine sobre cota de tela
Governo Bolsonaro retira indicação à Ancine de diretora de festival cristão

 

 

A Diler & Associados produziu 36 longas-metragens desde sua criação, levando mais de 30 milhões de pessoas aos cinemas. Especializada em produções infantis e familiares, foi responsável por Trair e Coçar É Só Começar (2006), Um Show de Verão (2003), Xuxa Abracadabra (2003), Didi, o Cupido Trapalhão (2003), Xuxa Requebra (1999), Inspetor Faustão e o Mallandro (1991) e Lua de Cristal (1990).

Esta não é a primeira rejeição publicada pela Ancine, embora decisões semelhantes já tenham sido revertidas. A agência tem publicado respostas negativas a diversas produtoras de cinema, sem necessariamente apresentar irregularidades nas prestações de contas. Multas e restrições impostas pela Ancine foram anuladas na justiça nos últimos meses, no entanto, a agência mantém a política de pouca transparência em relação ao processo de análise.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)