Categorias: Notícias

Coleção Cinema Brasileiro é lançada para o público deficiente visual

Publicado por

A Fundação Dorina Nowill para Cegos lançou em dezembro a publicação acessível Coleção Cinema Brasileiro, formatada com o recurso de audiodescrição, que descreve texto e interpreta imagem. Dividida em três volumes, a série foi distribuída no formato CD-ROM em 200 instituições brasileiras, sendo a maioria específica em atendimento a pessoas com deficiência visual.

Os volumes também estão disponíveis  gratuitamente para o público em geral no site da Coleção, no site da Fundação Dorina Nowill para Cegos e em formato digital, acessível através do aplicativo DDReader (Dorina Daisy Reader). O livro reúne imagens de filmes brasileiros e ensaios escritos por pesquisadores e críticos de cinema que tornam possíveis a reflexão sobre os aspectos históricos, políticos e estéticos que repercutiram no período silencioso às principais produções sonoras.

O primeiro número é dedicado ao cinema clássico e à proposta de cinema industrial no Brasil. A filmografia de Humberto Mauro; o filme Limite, dirigido por Mario Peixoto em 1930; e a trajetória das produções realizadas nos estúdios da Cinédia, nas décadas de 1930 e 1940, são os temas contemplados nos três volumes temáticos.

(Fonte: Coleção Cinema Brasileiro – Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)