Categorias: Notícias

Coletiva de Imprensa anuncia as novidades do Festival de Gramado

Publicado por
Coletiva imprensa16
Host Wolk (Fundador do Festival de Cinema de Gramado), Marcos Santuário (Curador), Secretária Tur. de Gramado Rosa Helena Wolk e Rubens Ewald Filho.

A equipe da 40ª Edição do Festival de Gramado esteve reunida em coletiva de imprensa nessa quarta-feira, 4. O encontro foi na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre e tratou dos filmes selecionados, homenageados, curadores além das iniciativas que procuram deixar o evento mais democrático.

Os homenageados serão Betty Faria, Arnaldo Jabor, Eva Wilma e Juan José Campanella. Entre as novidades apresentadas, está a reestruturação do Palácio dos Festivais para a exibição de longas e curtas, além dos espaços fundamentais para debates, coletivas e outras iniciativas que tem o objetivo de aproximar o público dos filmes exibidos. “Queremos receber todos“, afirmou a secretária de turismo em Gramado, Rosa Helena Volk .

Sobre a presença de entidades do cinema, o diretor do Iecine, Luiz Alberto Cassol, comemorou: “Com a participação das entidades, o processo fica mais democrático. É uma decisão que veio em boa hora“. A volta da exibição de curtas gaúchos no Palácio dos Festivais também foi pauta. Para Mônica Kanitz, presidente da ACCIRS, foi uma conquista da classe, opinião compartilhada por Ivonete Pinto, integrante da associação, que destacou o número crescente de curtas inscritos no Festival. “É uma tendência inegável, principalmente pela facilidade que o digital proporciona agora, sem falar do importante número de egressos do ambiente acadêmico. Os realizadores de curtas entendem o espírito, arriscam, experimentam e nós, literalmente, assinamos embaixo da seleção“, acrescentou Ivonete.

Os curadores Rubens Ewald Filho e Marcos Santuário apresentaram os selecionados para as competições de longas nacionais e estrangeiros. Ressaltaram a diversidade dos filmes que integram as mostras. “Temos uma variedade estética e narrativa muito grande. É uma seleção que explora as múltiplas possibilidades do cinema nacional e latino“, afirmou Santuário. Para Rubens, “foi uma seleção digna e muito representativa, que procura oferecer um panorama do que é realmente o cinema produzido no Brasil“.

Por fim, foram anunciados ingressos mais baratos (10 reais para estudantes e idosos, 20 para o público em geral).A lista completa de filmes selecionados pode ser vista em festivaldegramado.net/2012/filmes-concorrentes.

 

Fonte: Pauta Assessoria

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)