Esta sexta-feira, 22 de janeiro, marca o início da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Em adequação à pandemia de Covid-19, o festival é realizado em versão inteiramente online e gratuita, com sessões de filmes, debates, apresentações especiais e espetáculos musicais transmitidos através do site oficial do evento, até o dia 30 de janeiro.
No total, serão exibidos 114 filmes brasileiros, entre longas, médias e curtas-metragens de 19 estados brasileiros. Na Mostra Aurora, principal seção competitiva, sete longas-metragens inéditos concorrem a prêmios, com destaque para a forte produção baiana, presente em três títulos. A Mostra Olhos Livres, Mostra Praça, Mostra Foco e Mostra Panorama também revelam um cinema brasileiro ousado, em diálogo com o atual cenário sociopolítico nacional por meio do tema “Vertentes de Criação”, que permeia a curadoria em 2021.
LEIA MAIS
Cobertura :: 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2021)
Mostra de Tiradentes 2021 :: Divulgados os sete filmes inéditos da Mostra Aurora
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia tema e homenagem a Paula Gaitán
A cerimônia virtual de abertura começa às 20h, com uma performance visual de Gibi Cardoso, sob direção de Chico de Paula. A homenagem à cineasta Paula Gaitán ocorre em seguida, motivando o primeiro debate ao vivo, com o tema “O percurso de Paula Gaitán“. É a diretora quem inicia a 24ª edição, com a primeira exibição mundial do recém-finalizado Ostinato (2021), documentário sobre o processo de criação do músico Arrigo Barnabé.
O filme será exibido às 21h30, antes do show do próprio músico, às 22h. O Papo de Cinema vai acompanhar a Mostra de Tiradentes com críticas, notícias e entrevistas atualizadas diariamente em nossa matéria especial. Você descobre toda a programação, horários e demais informações a respeito dos filmes na página oficial da Mostra.