Nesta terça-feira, 7 de julho, o Festival Nacional de Curtas do Cinema da Fundação On-line dá início à sua primeira edição virtual, que ocorre até o dia 12 de julho. O site oficial do evento exibe gratuitamente 44 filmes de 14 Estados do Brasil. Os curtas-metragens foram selecionados entre 520 inscritos.
De acordo com comunicado oficial da curadoria, alguns temas se fizeram recorrentes entre os filmes enviados, como a desigualdade social e a diversidade de gênero e sexualidade. A lista compreende títulos de ficção, documentários e animações, que serão premiados em suas respectivas categorias pelo cineasta Camilo Cavalcante, a professora de audiovisual Amanda Mansur e o programador Bernardo Lessa, que trabalhou no cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Em paralelo, será organizado um prêmio do público. Os vencedores serão exibidos no Cinema da Fundação, no Recife.
LEIA MAIS
Festival Finos Filmes 2020 dá início a edição online e beneficente
44ª Mostra de São Paulo :: Festival abre inscrições para longas-metragens
Festival de Locarno 2020 seleciona dois projetos brasileiros para mostra competitiva inédita
Entre os títulos selecionados se encontram alguns dos curtas-metragens mais aclamados dos últimos anos, como o cearense Aqueles Dois (2018), de Emerson Maranhão, o pernambucano Marie (2019), de Léo Tabosa, o potiguar Em Reforma (2019), de Diana Coelho, e o paulista Ruído Branco (2019), de Gabriel Fonseca.
Um aspecto particularmente interessante da versão online do festival se encontra na acessibilidade: os diretores puderam inscrever as versões de seus trabalhos com audiodescrição, janela de libras ou legendas para surdos, garantindo que os curtas-metragens cheguem a um público poucas vezes contemplado pelo audiovisual brasileiro.