20210401 miguel littin papo de cinema 800

Neste período em que se relembra a instauração de uma sangrenta ditadura militar no Brasil, o site do Spcine Play oferece a oportunidade de colocar o passado ditatorial na América Latina em perspectiva mais ampla. Entre 01 e 08 de abril, estão disponíveis online e gratuitamente os dozes filmes da Mostra Cinema Latino Americano de Miguel Littín.

O cineasta chileno tem uma carreira expressiva, que vai dos anos 1960 à atualidade. Neste período, filmou obras políticas tanto em fase democrática quanto durante a ditadura de Pinochet. Littín teve suas obras selecionadas no Festival de Cannes (Actas de Marusia, 1975, O Recurso do Método, 1978, Terra do Fogo, 2000), Festival de Berlim (O Chacal de Nahueltoro, 1969, A Viúva de Montiel, 1979) e Festival de Veneza (Ata Geral do Chile, 1986).

LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)
7º Festival Brasil de Cinema Internacional exibe A Voz Humana, de Pedro Almodóvar
49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens

 

20210401 miguel littin papo de cinema 750
Miguel Littín

 

A seleção de filmes vai desde O Chacal de Nahueltoro, em 1969, drama baseado na história real de uma família assassinada, levando à execução do criminoso, a Dawson, Ilha 10, em 2009, coprodução chilena com Brasil e Venezuela sobre o campo de concentração para onde foi enviado Salvador Allende. Assim, o público pode acompanhar o desenvolvimento estético e político do diretor ao longo das décadas.

Além das sessões, Mostra Cinema Latino Americano de Miguel Littín traz um debate inaugural com a curadora Lívia Fusco e com o pesquisador Alexsandro de Sousa e Silva, especializado na obra de Littín, com mediação de Francisco César Filho, diretor do Festival de Cinema Latino Americano. A conversa ocorre em 01 de abril, às 17h, no canal do evento no YouTube.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *