Nesta quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, começa a 16ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, maior festival da Paraíba. Até o dia 15, o evento apresenta mais de 70 filmes, entre curtas e longas-metragens. A programação será exibida em formato híbrido, com sessões tanto nas salas Cinépolis do Manaíra Shopping quanto virtualmente, por meio da plataforma Aruanda Play.
A cerimônia de abertura ocorre às 19h30, com a presença de organizadores e convidados. A noite traz duas sessões de destaque: o curta-metragem A Canga (2001), de Marcus Vilar, considerado um marco para o cinema paraibano, e o longa-metragem carioca A Viagem de Pedro (2021), dirigido por Laís Bodanzky. No filme, Cauã Reymond interpreta Dom Pedro, fugindo do Brasil rumo a Portugal, onde pretende tomar a coroa usurpada por seu irmão.
LEIA MAIS
Cobertura :: 16º Fest Aruanda do Cinema Brasileiro (2021)
Fest Aruanda 2021 :: Evento acontece em João Pessoa de 09 a 15 de Dezembro
Fest Aruanda 2021 :: Confira os curtas brasileiros selecionados

A Viagem de Pedro

A primeira noite do Fest Aruanda também apresenta as primeiras homenagens da 16ª edição. O ator e escritor W. J. Solha, que estrela A Canga e atuou em filmes como O Som ao Redor (2012), recebe o troféu honorário. O maestro e compositor paraibano José Siqueira também recebe, in memoriam, uma homenagem ao seu papel na cultura local. Segundo o diretor do evento, Lúcio Villar, esta edição celebra “a volta à magia da sala escura”.
O Papo de Cinema estará presente em João Pessoa, publicando diariamente críticas, notícias e entrevistas relacionadas ao Fest Aruanda. Em sua mostra principal de longas-metragens, o evento traz cinco filmes aclamados: A Felicidade das Coisas (2021), de Thaís Fujinaga; Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (2021), de César Cabral; Capitu e o Capítulo (2021), de Júlio Bressane; Madalena (2021), de Madiano Marcheti, e Salamandra (2021), de Alex Carvalho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *