A partir de hoje até o dia 10 de abril, a Sala P. F. Gastal (Av. Presidente João Goulart, 551) apresenta a mostra Nuevos Cines: Cinema Argentino Contemporâneo, que também faz parte da 57° Semana de Porto Alegre. A programação, que tem curadoria de Giovani Borba e Leonardo Bomfim, irá exibir 11 longas-metragens inéditos na cidade. O evento celebrará também o bicentenário do movimento que deu início ao processo de emancipação política da Argentina. O ciclo exibirá filmes que ainda não possuem distribuição comercial no Brasil, e terá uma programação bastante diversificada entre temáticas e olhares, propondo um retrato da geração que escreve neste momento uma parte importante da história do cinema de invenção do país, com produções independentes que se destacaram em festivais e mostras ao redor do mundo.
Para a sessão de abertura, será exibido Dois Disparos (2014), com roteiro e direção de Martin Rejtman. O filme busca um desconcertante retrato da classe média argentina e da convivência familiar, pontuado por um humor de viés absurdista e pela vontade de lançar um olhar afetuoso às inconstâncias juvenis.
Um dos pontos altos da mostra será a programação dedicada a El Pampero Cine, uma produtora que surgiu em 2002 com a proposta de experimentar e renovar as práticas cinematográficas do país. De seu catálogo será exibido Histórias Extraordinárias (2008), do diretor, roteirista e produtor Mariano Llinás; O Escaravelho de Ouro (2014), de Alejo Moguillansky e Fia-Stina Sandlund; e A Mulher dos Cachorros (2015), de Laura Citarella e Verónica Llinás.
A programação ainda irá apresentar uma edição especial do Projeto Raros, com a exibição do documentário Uma Importante Pré-Estreia (2015), de Santiago Calori, um retrato da cinefilia argentina e dos saudosos cinemas de rua das décadas de 1960, 1970 e 1980.
Para mais informações e a grade completa da programação, acesse o site da Sala P. F. Gastal.
(Fonte: Sala P. F. Gastal)