O primeiro dos três módulos será sobre a Estrutura do Conflito. Martinez apresentará, a partir de exemplos práticos, como é possível para o autor exercer o controle dos pontos de conflito (tensão e relaxamento) em todos os momentos de sua história, ou seja, como deve ser o processo cena por cena e a cada página. A aula se aprofundará em questões como: Percepção da Ação, Definição dos elementos da Ação, Princípio do Movimento, Princípio da Unidade de Ação, Principio da Unidade de Oposição e Princípio da Causalidade.
Martinez observa que a construção de um bom filme, série ou espetáculo, depende antes de tudo da qualidade do roteiro, pois o texto contém a íntegra de tudo o que vai acontecer na produção. É o trabalho do roteirista que vai pautar as decisões do diretor, do fotógrafo, da equipe de produção e até mesmo a construção dos personagens pelos atores. E justamente para explicitar o desafio que é construir um bom texto que Martinez vai compartilhar com o público a experiência e conhecimento de quem foi aluno de grandes roteiristas nacionais e internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele foi aluno de nomes como Robert Mckee e Syd Field, ambos são referências para muitos escritores de Hollywood. No Brasil, ele estudou com profissionais como Maria Carmem Barbosa e Denise Crispun, além de Charles Möeller e Claudio Botelho. Confira como foi o workshop no Festival Internacional de Cinema do Rio em 2015:
(Fonte: EuroCom)