Nesta quinta-feira, 8 de abril, começa a 26ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é realizado em formato online e gratuito, em adequação às normas de segurança exigidas pela pandemia de Covid-19. A programação está distribuída entre as exibições no site do É Tudo Verdade (via Looke), no Spcine Play e no Sesc em Casa.
A edição 2021 apresenta títulos bastante aguardados, que estreiam em datas e horários específicos. A abertura traz a primeira sessão brasileira de Fuga (2021), animação de Jonas Poher Rasmussen sobre a vida de um refugiado afegão, e vencedor do prêmio de melhor documentário em Sundance. O evento se encerra dia 18 de abril, com a sessão de A Última Floresta (2021), excelente retrato sobre a vida e a cultura dos índios Yanomami pelo olhar do cineasta Luiz Bolognesi. O filme representou o Brasil no Festival de Berlim 2021.
LEIA MAIS
Cobertura :: 26º É Tudo Verdade: Festival Internacional de Documentários (2021)
26º É Tudo Verdade anuncia seleção de documentários para edição virtual
Curtaflix :: Festival de curtas online traz 293 títulos gratuitos
Outros destaques deste ano são o impressionante Eu e o Líder da Seita, uma viagem-entrevista com o porta-voz de uma organização terrorista no Japão; Sob Total Controle, análise sobre a negligência de Donald Trump na resposta à pandemia de coronavírus, e o brasileiro Alvorada, retrato do impeachment de Dilma Rousseff por duas cineastas mulheres: Anna Muylaert e Lô Politi.
Além das sessões, o É Tudo Verdade traz debates, masterclasses e homenagens a Ruy Guerra, Chris Marker e Caetano Veloso. O Papo de Cinema vai acompanhar diariamente a programação, atualizando nossa matéria especial com críticas, notícias e entrevistas.