Entre os dias 16 de setembro e 10 de outubro, ocorre a 2º edição do Festival de Cinema Russo, organizado de modo online e gratuito. A iniciativa da Roskino (agência russa equivalente à Ancine, visando fomentar e divulgar filmes nacionais) em parceria com o Ministério da Cultura da Federação Russa, visa popularizar a cultura do país através de filmes recentes, de diversos gêneros, com foco em produções premiadas em grandes festivais.
A seleção 2021 inclui oito títulos, sendo sete longas-metragens em versão legendada, e uma série de TV infantil em versão dublada. Todas as sessões ficam disponíveis durante a integralidade do evento pela Supo Mungam Plus, em parceria com a plataforma Spcine Play. O evento ocorre simultaneamente em outros países como Argentina, Chile, Uruguai, Cazaquistão e Coreia do Sul.
LEIA MAIS
Festival de Cinema Russo :: Vídeo apresenta cenas dos filmes de 2021 (Exclusivo)
Festival de Cinema Russo :: 2ª edição online e gratuita começa em 16 de setembro
Cobertura :: 1º Festival de Cinema Russo (2020)
Os destaques da programação incluem Doutora Liza (2020), cinebiografia da filantropa e ativista Elizaveta Glinka, que desenvolve atividades caritativas enquanto é perseguida pela polícia; A História de uma Nomeação (2018), drama histórico baseado em fatos, retratando o período em que o escritor Liev Tolstói acolheu refugiados do combate; e Masha (2020), drama sobre uma adolescente lutando contra a precariedade e se mudando para Moscou na tentativa de se tornar cantora.
Para as crianças, a animação Kid-E-Cats traz as aventuras diárias dos gatos Pudim, Cookie e Candy ao longo de diversos episódios. Os fãs de comédias populares podem assistir a Parentes (2021), história da viagem atrapalhada de uma família país adentro, rumo a um festival de música. O elenco inclui humoristas populares na Rússia como Sergey Burunov e Irina Pegova. O Papo de Cinema vai acompanhar a programação, trazendo críticas, notícias e entrevistas.