Entre os dias 7 e 15 de outubro, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba inicia sua 9ª edição, em formato online para se adequar à pandemia de Covid-19. Serão apresentados mais de 70 filmes, entre longas-metragens, médias-metragens e curtas-metragens do mundo inteiro, a maioria inédita no Brasil.
A programação destaca o cinema independente e autoral, incluindo títulos consagrados nos festivais de Berlim, Locarno e Roterdã, entre outros. Na mostra competitiva de longas-metragens, destacam-se o português A Metamorfose dos Pássaros (2020, vencedor dos festivais IndieLisboa e San Sebastián) e Los Lobos (2019, eleito melhor filme de estreia em Berlim).
LEIA MAIS
Cobertura :: 9º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba (2020)
Olhar de Cinema 2020 :: Mostra competitiva inclui destaques de Berlim e Roterdã
Olhar de Cinema 2020 :: Filme sobre Glauber Rocha encerrará o evento
O evento traz a primeira exibição dos brasileiros Luz nos Trópicos (2020), de Paula Gaitán, e O Reflexo do Lago (2020), de Fernando Segtowick, ambos exibidos na Berlinale. Em paralelo, a Mostra Foco se dedica ao cinema de Daniel Nolasco, cineasta goiano com três filmes em exibição: os documentários Paulistas (2017) e Mr. Leather (2019), e a ficção Vento Seco (2020).
A cerimônia de abertura ocorre a partir de 19h nesta quarta-feira, 7 de outubro, com exibição ao vivo no canal do Olhar de Cinema no YouTube. Às 20h será exibido no site oficial o primeiro filme, Para Onde Voam as Feiticeiras (2020). O documentário de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral aborda a performance de artistas LGBTQI+ na cidade de São Paulo.
Em paralelo à exibição de filmes, o evento organiza debates, oficinas e seminários. O Papo de Cinema vai trazer uma cobertura diária com críticas, entrevistas e matérias sobre os filmes em exibição.