Os cinéfilos do Rio de Janeiro devem conhecer o Espaço Cultural Cavideo como um núcleo de resistência do cinema autoral. Entre o trabalho de locadora, produtora e distribuidora, o local criado pelo diretor Cavi Borges abriga um precioso acervo de cinema brasileiro, incluindo filmes dos maiores diretores ao lado de novas obras da produção independente nacional.
Agora, mais de 300 títulos do acervo se encontram disponíveis ao Brasil inteiro através da plataforma virtual da instituição. Entre 16 de julho e 1 de agosto, o Festival Cavideo 24 anos celebra seu aniversário com a exibição gratuita e online de filmes, além de lives, debates e um curso gratuito sobre produção e distribuição de cinema.
Em paralelo, o festival oferece uma visita guiada (virtual e presencial) aos pôsteres, troféus, fotografias e outros itens disponíveis na sede. A exposição presencial ocorre de segunda à sexta-feira, entre 10h e 17h, nas Casas Casadas (Rua das Laranjeiras, 307 – Rio de Janeiro). Já a visita online ocorre por meio da plataforma Cavideo.
Entre os destaques da programação cinematográfica se encontram O que Seria Deste Mundo sem Paixão? (2019), uma obra poética do veterano Luiz Carlos Lacerda; Os Príncipes (2019), ficção que discute o fascismo contemporâneo pelos olhos de Luiz Rosemberg Filho; e os trabalhos de Cavi Borges como diretor, incluindo Sonho de Rui (2019), Fado Tropical (2020) e O Cinema É Minha Vida (2021). O acervo completo se encontra na página Vimeo da Cavideo.
LEIA MAIS
Festival do Rio 2021 online começa em 17 de julho
Festival de Gramado 2021 divulga lista de filmes selecionados, confira
1ª Mostra Cinesolar abre inscrições para curtas infantojuvenis das periferias