Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu na manhã desta segunda-feira, 21, trazendo à tona discussões sobre o futuro da Igreja Católica. Coincidentemente, Conclave, elogiado filme de Edward Berger lançado em 2024, abordou justamente o processo de escolha de um novo pontífice. A obra, indicada a oito Oscars em 2025, saindo da cerimônia com a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado, ganha, portanto, ainda mais relevância diante dos acontecimentos atuais.
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
Baseado no romance de Robert Harris, Conclave tem Ralph Fiennes como o Cardeal Lawrence, responsável por conduzir a eleição papal após a morte súbita do Papa. O enredo mergulha nos bastidores do Vaticano, revelando intrigas e disputas de poder entre os cardeais, elementos que, segundo o diretor, refletem as ambições humanas presentes em qualquer instituição.
Na campanha ao Oscar 2025, Berger destacou em entrevistas que: “apesar da imagem sagrada atribuída aos membros da Igreja, eles compartilham das mesmas fraquezas e desejos que qualquer pessoa”. “Nós os colocamos neste pedestal e, quando você olha mais de perto, eles têm os mesmos problemas, vícios e segredos de todos nós”, disse o realizador.
Em Conclave, intrigas envolvem alianças silenciosas, rivalidades políticas e o temor de que certas verdades possam comprometer a autoridade moral da Igreja. O suspense cresce à medida que o protagonista descobre que o falecido Papa deixou uma carta com revelações potencialmente devastadoras sobre um dos cardeais mais cotados para sucedê-lo.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Esses elementos de ficção dialogam com a realidade ao retratar o Vaticano não apenas como um centro espiritual, mas também como uma estrutura de poder político. Em tempos de transição, como o atual após a morte de Francisco, cresce a atenção às manobras internas, aos blocos de influência regional e à visão ideológica dos cardeais. Assim, Conclave atua como um espelho narrativo, oferecendo ao público leigo uma aproximação, ainda que dramatizada, do clima de tensão e expectativa que domina o Vaticano nos bastidores.
E para quem quiser se aprofundar, vale lembrar que o Papo de Cinema lançou um episódio especial do nosso podcast sobre Conclave, em janeiro deste ano. Ouça agora nas principais plataformas de áudio e também no YouTube!
LEIA MAIS
– Dá o Papo :: Nós explicamos o contexto do drama Sempre Garotas
– Sneaks: De Pisante Novo :: Animação dublada por Rayssa Leal chega aos cinemas. Saiba onde assistir
– Antonio Bandeira: O Poeta das Cores :: Documentário chega à sua 2ª semana em cartaz. Saiba onde assistir
Gostou do conteúdo sobre Conclave? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!