Foi divulgada hoje a lista dos 20 curtas-metragens pré-selecionados para o 23° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, a mais antiga e ampla premiação do cinema nacional. Esta, aliás, é uma das novidades deste ano: o Prêmio Guarani, que vem escolhendo os melhores da produção nacional desde 1995, contará em 2018 com duas novas categorias: Melhor Curta-Metragem e Melhor Longa de Animação.
Para se qualificar ao Prêmio Guarani, era preciso que o curta em questão tenha sido premiado como Melhor Filme em algum dos maiores festivais de cinema do país. A partir deste pré-requisito, chegou-se a uma lista de vinte títulos. Agora, críticos de cinema integrantes da Academia Guarani de Cinema Brasileira estão assistindo – ou revendo – todos os pré-finalistas, para, enfim, definir quais serão os cinco concorrentes. A lista completa com todos os indicados ao 23° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro será divulgada no dia 05 de abril de 2018.
Foram levados em consideração os seguintes festivais de cinema: Mostra de Tiradentes, É Tudo Verdade, Olhar de Cinema, Anima Mundi, Cine PE, Cine Ceará, Festival de Gramado, Festival de Brasília, Festival do Rio, For Rainbow, Mix Brasil, Curta Brasília, Janela de Recife, Panorama de Cinema, Fantaspoa, Semana RJ, Festival de Curtas de SP, Festival de Curtas de BH, Curta Taquary e Curta Cinema. Metade das produções são de São Paulo (10), seguido por Bahia (03), Distrito Federal (02), Rio de Janeiro (02), Ceará (01), Minas Gerais (01), Paraná (01) e Rio Grande do Sul (01). Confira, abaixo, a lista completa dos curtas pré-selecionados:
(Fonte: Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro)