Foi divulgada hoje, dia 29 de novembro de 2011, a lista completa dos indicados nas 17 categorias do 2012 Film Independent Spirit Awards, o prêmio máximo do cinema independente norte-americano. Somente concorrem nessa premiação produções de baixo orçamento e não diretamente ligadas aos grandes estúdios. E se muitos dos nomes são de desconhecidos do grande público, outros tantos são de artistas populares que se aventuram em obras menores e mais autorais. Como estes são trabalhos que primam principalmente pela qualidade e originalidade, a lista apontada aqui pode ser considerada também como um dos fortes indicativos ao Oscar 2012. Confira abaixo a relação completa, com comentários:
Melhor Filme
– 50/50
– Drive
– O Abrigo (Take Shelter)
– O Artista (The Artist)
– Os Descendentes (The Descendants)
– Toda Forma de Amor (Beginners)
O Artista e Os Descendentes certamente estarão entre os favoritos ao próximo Oscar. Toda Forma de Amor é a comédia revelação da temporada, que está sendo lançada diretamente em dvd no Brasil, e pode surpreender.
Melhor Filme de Estreia
– Another Earth
– In The Family
– Martha Marcy May Marlene
– Margin Call: O Dia Antes do Fim (Margin Call)
– Natural Selection
Todos filmes pequenos e praticamente desconhecidos. Margin Call e Martha Marcy May Marlene são os que se destacam um pouco mais, mas mesmo assim com poucas chances de emplacarem nas categorias principais do Oscar.
Melhor Diretor
– Mike Mills (Toda Forma de Amor)
– Nicolas Winding Refn (Drive)
– Jeff Nichols (O Abrigo)
– Michel Hazanavicius (O Artista)
– Alexander Payne (Os Descendentes)
Destes, o único já premiado com um Oscar é Alexander Payne, pelo roteiro de Sideways – Entre Umas e Outras (2004). Mike Mills concorreu ao Spirit com seu longa de estreia, Impulsividade (2005). Nicholas Refn ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes por Drive, concorrendo ao lado de Jeff Nichols (que ganhou o prêmio da Crítica) e Michel Hazanavicius.
Melhor Ator
– Demian Bichir (A Better Life)
– Jean Dujardin (O Artista)
– Ryan Gosling (Drive)
– Woody Harrelson (Rampart)
– Michael Shannon (O Abrigo)
Gosling, Harrelson e Shannon já foram indicados ao Oscar anteriormente, mas nunca ganharam. Destes, o único que pode conseguir uma indicação com os trabalhos aqui citados é Woody Harrelson. Mas o favorito é Jean Dujardin, que ganhou como Melhor Ator no Festival de Cannes por O Artista.
Melhor Atriz
– Lauren Ambrose (Think of Me)
– Rachel Harris (Natural Selection)
– Adepero Oduye (Pariah)
– Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene)
– Michelle Williams (My Week with Marilyn)
Williams é uma queridinha do Spirit – esta é sua quinta indicação – que nunca ganhou, então talvez seja a hora. É também, das cinco aqui indicadas, a com maiores chances de figurar entre as finalistas do Oscar.
Melhor Ator Coadjuvante
Albert Brooks (Drive)
John Hawkes (Martha Marcy May Marlene)
Christopher Plummer (Toda Forma de Amar)
John C. Reilly (Cedar Rapids)
Corey Stoll (Meia Noite em Paris)
Dos cinco indicados, apenas Stoll nunca foi indicado ao Oscar. Nenhum, no entanto, chegou a ganhar. Plummer é um veterano e desponta desde já como favorito – aqui e no Oscar – com Brooks correndo logo atrás.
Melhor Atriz Coadjuvante
Jessica Chastain (O Abrigo)
Angelica Huston (50/50)
Janet McTeer (Albert Nobbs)
Harmony Santana (Gun Hill Road)
Shaileen Woodley (Os Descendentes)
A novata Shaileen Woodley, que só havia feito seriados de televisão anteriormente, é a favorita e também a com mais chances de concorrer ao Oscar. Outra bem colocada é McTeer, em sua segunda indicação. As demais possuem poucas chances: Santana é uma desconhecida, Huston está pelo prestígio e Chastain fez tantos filmes no último ano (como A Árvore da Vida e Histórias Cruzadas) que pode perder o foco em ser lembrada apenas por um.
Melhor Roteiro
Footnote
O Artista
Win Win
Os Descendentes
Melhor Roteiro de Estreia
Another Earth
Margin Call: O Dia Antes do Fim
Terri
Cedar Rapids
50/50
Melhor Fotografia
Bellflower
The Off Hours
O Artista
The Dynamiter
Melhor Documentário
An African Selection
Bill Cunningham New York
The Interrupters
The Redemption of General Butt Naked
We Were Here
Melhor Filme Estrangeiro
A Separação (de Asghar Farhadi – Irã)
Melancolia (de Lars von Trier – Dinamarca)
Shame (de Steve McQueen – Inglaterra)
O Garoto da Bicicleta (de Jean-Pierre & Luc Dardenne – Belgica)
Tyranossaur (de Paddy Considine – Inglaterra)
Robert Altman Award (Melhor Direção e Elenco)
Margin Call: O Dia Antes do Fim
Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Penn Badgley, Simon Baker, Mary McDonnell, Demi Moore, Stanley Tucci & Aasif Mandvi
Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de fevereiro de 2012, um dia antes da entrega do Oscar. A lista completa, com os homenageados, pode ser conferida no site http://www.spiritawards.com/.