Um dos cinco maiores eventos do gênero em todo o mundo, o festival tem como tema neste ano a mobilidade urbana, que será retratada em diferentes programas e atividades, como um passeio ciclístico até o elevado Costa e Silva (Minhocão), com projeção de curtas na fachada de um dos prédios da região, filmes brasileiros que abordam o trânsito e os deslocamentos urbanos, e uma seleção do Festival Internacional de Clermont-Ferrand, na França, com produções que têm a bicicleta como foco.
Além das mostras tradicionais (Internacional, Latino-americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Oficinas Kinoforum) e dos programas fixos do festival, como a Mostra Infantojuvenil, a Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica, a edição número 26 traz outras atrações na programação.
Do festival inglês de animação e curtas-metragens Encounters será apresentada uma seleção especial de curtas. O evento exibirá episódios da série A Copa passou por aqui, idealizada por Jorge Furtado, da Casa de Cinema, e dirigida por nomes como Ardiley Queirós e Lázaro Ramos, e também uma mostra de fotofilmes, com lançamento de livro de Marcello Tassara, realizador do primeiro fotofilme da ECA/USP. Entre os títulos selecionados para este ano, destaque para o vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2015, o libanês Waves’98 (foto), de Ely Dagher.
(Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação)