Categorias: NotíciasPremiações

Coprodução brasileira Diamantino vence Prêmio da Semana da Crítica em Cannes

Publicado por

O longa-metragem Diamantino, dos cineastas Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, venceu nesta quarta-feira, 16, o Grande Prêmio da Semana da Crítica do Festival de Cannes. A láurea foi atribuída por um júri presidido pelo realizador Joachim Trier e composto, ainda, dos atores Chloe Sevigny e Nahuel Pérez Biscayart. O filme é uma coprodução Brasil/França/Portugal.

A trama traz o jogador de futebol Diamantino (Carloto Cotta) no centro da história. Depois de ser responsabilizado por um dos maiores fracassos da história recente do futebol português, ele resolve deixar os campos. Em crise, decide fazer uma série de coisas em busca de um novo propósito na vida, entre elas, a adoção de um refugiado. Enquanto embarca nessa odisseia, as irmãs gêmeas do jogador tramam para continuarem lucrando às custas do seu talento nas quatro linhas.

– Sabíamos que queríamos trabalhar com Carloto Cotta. Ele oferece performances tão generosas e inventivas que são cativantes e hilárias. Assim que pensamos nele, o imaginamos como um gênio do futebol ingênuo e milionário – o mais icônico dos ícones portugueses. As peças vieram juntas de uma vez – ator, personagem, história – o que foi ótimo. Nós escrevemos o filme com Carloto em mente, mas no set ele realmente trouxe vida ao filme inventando um herói surpreendentemente tocante – elogiam os diretores.

“É inacreditável, emocionante! Estou extremamente feliz e honrado com o Grande Prêmio da Crítica de Cannes. O reconhecimento é a recompensa ao trabalho árduo, complexo, e à ousadia de um filme que derruba barreiras e paradigmas. O primeiro trabalho internacional da Syndrome não majoritariamente brasileiro, mas que conseguimos realizar com apoio da ANCINE e do FSA. Ao longo de seis anos, foram muitas idas e vindas, conversas, novas versões do roteiro, e a prova de que estamos no caminho certo não poderia ser melhor”, comemora o produtor Daniel van Hoogstraten.

 

Diamantino será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes.

 

 (Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Últimos artigos de (Ver Tudo)