20240125 coracao de luto papo de cinema 800

Após eleger os melhores de 2023, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) prepara um evento especial para iniciar 2024 com o pé direito. Na próxima terça-feira, dia 30, às 19h15, a entidade promoverá, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre, a projeção especial de Coração de Luto (1967). E o melhor: a sessão será gratuita! Lançado há quase 50 anos, o título, estrelado por Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985), é um dos clássicos da época em que o audiovisual realizado no estado celebrava o folclore e as raízes riograndenses. A era ficou conhecida como “Cinema de Bombachas”, com Teixeirinha como maior expoente. A iniciativa integra a tradicional Sessão ACCIRS, que, nesta temporada, apresentará os títulos reunidos no livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”, lançado em 2022. O filme será comentado, após o término, pelo pesquisador Glênio Póvoas, que assina o texto sobre o longa presente na publicação. O volume estará à venda no local por R$ 25,00.

LEIA MAIS
Prêmio ACCIRS :: Críticos gaúchos escolhem os melhores de 2023
27ª Mostra de Cinema de Tiradentes :: Confira a íntegra da carta resultante do 2º Fórum de Tiradentes
Nem Lá, Nem Cá :: Comédia surrealista começa a ser filmada em Porto Alegre

Na trama, um velho fazendeiro rico decide casar-se novamente, tendo um filho, Vitor. Mas os três filhos mais velhos de seu primeiro casamento são ambiciosos e cruéis, e quando o pai morre, expulsam o caçula e sua mãe. Quando mais uma tragédia recai sobre a família, o pequeno Vitor se vê sozinho no mundo.

20240125 coracao de luto papo de cinema 750

Livremente inspirada em fatos da infância do próprio artista, que cresceu em uma família repleta de dificuldades e viu a mãe morrer num incêndio, a obra, dirigida por Eduardo Llorente, é baseada na canção “Coração de Luto”, do próprio Teixeirinha, lançada em 1960. Vale lembrar que o filme foi um sucesso comercial. Exibido em diversos país das Américas, Coração de Luto acumulou um público de mais de 17,5 milhões de espectadores.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *