Após eleger os melhores de 2023, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) prepara um evento especial para iniciar 2024 com o pé direito. Na próxima terça-feira, dia 30, às 19h15, a entidade promoverá, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre, a projeção especial de Coração de Luto (1967). E o melhor: a sessão será gratuita! Lançado há quase 50 anos, o título, estrelado por Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (1927-1985), é um dos clássicos da época em que o audiovisual realizado no estado celebrava o folclore e as raízes riograndenses. A era ficou conhecida como “Cinema de Bombachas”, com Teixeirinha como maior expoente. A iniciativa integra a tradicional Sessão ACCIRS, que, nesta temporada, apresentará os títulos reunidos no livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”, lançado em 2022. O filme será comentado, após o término, pelo pesquisador Glênio Póvoas, que assina o texto sobre o longa presente na publicação. O volume estará à venda no local por R$ 25,00.
LEIA MAIS
– Prêmio ACCIRS :: Críticos gaúchos escolhem os melhores de 2023
– 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes :: Confira a íntegra da carta resultante do 2º Fórum de Tiradentes
– Nem Lá, Nem Cá :: Comédia surrealista começa a ser filmada em Porto Alegre
Na trama, um velho fazendeiro rico decide casar-se novamente, tendo um filho, Vitor. Mas os três filhos mais velhos de seu primeiro casamento são ambiciosos e cruéis, e quando o pai morre, expulsam o caçula e sua mãe. Quando mais uma tragédia recai sobre a família, o pequeno Vitor se vê sozinho no mundo.
Livremente inspirada em fatos da infância do próprio artista, que cresceu em uma família repleta de dificuldades e viu a mãe morrer num incêndio, a obra, dirigida por Eduardo Llorente, é baseada na canção “Coração de Luto”, do próprio Teixeirinha, lançada em 1960. Vale lembrar que o filme foi um sucesso comercial. Exibido em diversos país das Américas, Coração de Luto acumulou um público de mais de 17,5 milhões de espectadores.